Seu CPF está em ordem? Veja como consultar de graça

Não são poucas as pessoas que já tiveram a sensação de dúvida a respeito de estar com o CPF em ordem ou não, e isso é perfeitamente comum. Afinal, com a correria do dia a dia, e com tantos afazeres a serem feitos, a checagem a respeito do famoso Cadastro de Pessoa Física acaba sendo esquecida.

E a boa notícia, no que diz respeito a esse contexto, é que as dúvidas nesse sentido finalmente chegaram ao fim, uma vez que é possível fazer a consulta diretamente pelo aparelho celular, e de forma totalmente gratuita.

Todos os detalhes sobre como isso deve ser feito estão explicados no decorrer do conteúdo a seguir.

Seu CPF está em ordem Veja como consultar de graça
Um CPF regularizado abre inúmeras portas para o cidadão | Imagem: Jeane de Oliveira / projetodemae.com.br

As situações que um CPF pode ter na Receita Federal

Embora muitas pessoas nem mesmo imaginem, o CPF pode adquirir diferentes status, sendo que cada um deles possui seu próprio significado e exige um nível diferente de atenção, conforme consta abaixo:

Status 1: CPF regular

Este é o melhor status que este documento pode ter, uma vez que representa que ele não apresenta nenhum tipo de irregularidade ou de pendência. Ou seja: o cidadão está em dia com a Receita Federal.

Status 2: CPF pendente de regularização

Este outro status exige certa atenção, pois pode estar atrelado a uma declaração do Imposto de Renda que não foi entregue, ou mesmo pode estar ligado à falta de pagamento de algum imposto. Neste caso, cabe ao seu “dono” procurar a RF para regularizar a situação.

Status 3: CPF suspenso

Esse status não é tão comum, mas é igualmente importante, uma vez que representa a inconsistência de dados, duplicidade de cadastro e até mesmo fraudes, fazendo com que seja imprescindível procurar a RF para colocar tudo em dia.

Status 4: CPF cancelado

Pior status de todos, significa que o documento está invalidado, por conta de alguma decisão judicial ou duplicidade, sendo preciso refazer o cadastro. Mas, claro: o cancelamento também ocorre quando o titular falece.

De modo geral, independentemente da situação, é sempre bom manter o CPF regularizado, uma vez que ele é necessário para inúmeras atividades, como a abertura de contas bancárias.

E, uma vez que os status podem sempre mudar com o passar do tempo, cabe ao titular se manter sempre atento às checagens.

Veja também: CNH de graça para MULHERES: novo projeto oferece benefícios

Como fazer a consulta de regularidade do CPF por meio do celular

Existem somente dois passos muito simples que uma pessoa deve seguir na hora de descobrir como o seu CPF de fato está atualmente, e todos eles podem ser feitos por meio de um smartphone, em poucos minutos.

O primeiro passo é entrar no site da própria Receita Federal, por meio do endereço web www.servicos.receita.fazenda.gov.br e, depois, seguir o seguinte caminho: servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.

Feito isso, será hora de preencher os campos que pedem data de nascimento e CPF, sem traços e pontos, fazer a verificação voltada para a segurança e, por fim, consultar.

Caso apareça qualquer tipo de pendência no cadastro, a Receita Federal deverá ser procurada o mais rápido possível, para que tudo volte a se normalizar.

Veja também: Mulheres que recebem Bolsa Família 2023 podem ter mais benefícios?

você pode gostar também