Flores o ano inteiro: 12 dicas para florir suas plantas em casa

Para as pessoas que gostam de ter jardim em casa, ter flores vibrantes é o sonho, principalmente quando está em época de florescerem, e para transformar esse sonho em realidade e ter uma casa linda e repleta de flores não basta apenas plantar e esperar crescer, elas precisam de cuidado e atenção para desabrochar. 

Caso você tenha plantas em casa e está percebendo que elas estão difíceis de florescer, trouxemos 12 dicas de como florir suas plantas na sua casa. 

Flores o ano inteiro 12 dicas para florir suas plantas em casa
confira os cuidados que deve ter com suas flores em casa. Imagem: Freepik

12 dicas para fazer suas plantas florescerem em casa 

  1. Luz suficiente é fundamental: A luz, como todos sabem, é um elemento crucial para o florescimento. Muitas plantas precisam mais de 6 horas de luz solar direta diariamente. Confira se as suas plantas estão recebendo luz adequada. 
  1. Localização perfeita: É importante saber diferenciar que não são todas plantas que adoram sol pleno. Algumas, como por exemplo, hortênsias e azáleas, preferem sombra parcial, especialmente durante as horas mais quentes.  
  1. Nutrientes na medida certa: As flores prosperam somente com a alimentação correta. Fertilizantes ricos em fósforo promovem a floração e o enraizamento robusto. 
  1. Cuidado com o excesso de fertilizantes:  Se usar muito fertilizante pode ser prejudicial, é preciso ter equilíbrio. Um excesso de fertilizante dificulta a absorção de água pelas plantas, podendo até ser fatal.  
  1. Poda propícia: A poda não é apenas sobre manter as plantas arrumadas. Ela ajuda a direcionar toda a energia da planta para a produção de flores. Ou seja, ela que faz acontecer. 

Veja também: Qual é o significado das flores roxas?

  1.  Preserve os brotes jovens: Novos brotos significam que futuras flores vão aparecer. Durante a poda, análise entre o crescimento antigo e o novo, e preserve somente os brotos jovens. 
  1. Atenção aos rebentos: Os rebentos (brotos de raiz) podem drenar recursos de sua planta. Remova-os com cuidado, podendo até mesmo replantá-los. 
  1. Remova flores mortas: As flores murchas ou mortas devem ser removidas regularmente.  
  1. Mantenha as plantas saudáveis: Pragas e doenças podem impedir a floração. É essencial ter medidas preventivas, como por exemplo o uso de remédios naturais (sabão preto ou alho). 
  1. Proteção contra o frio: Geadas e temperaturas extremamente baixas são inimigos dos botões florais. Proteja suas plantas durante o inverno. 
  1. Escolha o vaso adequado: Vasos muito grandes podem incentivar o crescimento das raízes em detrimento das flores. Por isso é bom escolher um vaso proporcional ao tamanho da planta para garantir um equilíbrio saudável e ter um bom desenvolvimento. 
  1. Respeite o tempo de maturidade: Para ter um lindo jardim é necessário ter paciência e algumas plantas, como a árvore de jade, levam vários anos para florescer.  

Veja também: As melhores opções de flores e ideias diferentes para buquês

você pode gostar também