Imã de geladeira: qual é o perigo oculto dele? Descubra

Os imãs de geladeira foi um item muito utilizado antigamente, hoje em dia até tem pessoas que ainda gostam de usar na porta da geladeira. Caso você tenha imã neodímio e tem dúvidas se tem perigo, esse texto é especialmente para você. No texto abaixo vamos te explicar se o imã é perigoso e formas de descarte. 

Imã de geladeira qual é o perigo oculto dele Descubra
conheça um pouco mais sobre o imã de geladeira. Imagem: Freepik

Como descartar ímã 

É importante ressaltar que os imãs não são recicláveis, pois até o presente momento não existe um processo para recuperá-lo e conseguir reaproveitar. O ruim é que esses imãs de geladeira são vendidos a muitos anos, principalmente para os turistas quando vão conhecer um país novo e compram imãs para ficar como lembrança.  

Tem pessoas que também gostam de compras imãs de empresas ou lojas e deixar na geladeira para quando precisarem do telefone ter fácil acesso. E para evitar de jogar no lixo comum, já que não faz bem para o meio ambiente, a nossa dica é para tentar reutilizá-los, como por exemplo upcycling, que é uma reutilização criativa e que transforma em novo material. 

Dicas do que fazer com imã de geladeira 

  • Cole ao contrário na sua mesa, deixando o ímã para cima, para usá-lo para segurar clipes 
  • Deixe em cima da sua mesa de costura para prender alfinetes e agulhas 
  • Prenda o ímã em uma caneta com Superbonder, assim você pode deixar a caneta presa na geladeira para anotar recados  
  • Cole os ímãs em fotos com amigos ou familiares e se tornar um presente para dar pro amigo 
  • Cole os ímãs no seu cartão de visita para dar para seus clientes, caso seja comerciante 

Se por acaso não gostar de nenhuma dessas ideias, você pode procurar locais que aceitem doação. Se não encontrar nenhuma alternativa, coloque no seu lixo comum para ser enviado ao aterro sanitário, mas a nossa dica é fazer isso somente depois de não conseguir nenhuma opção acima. 

Veja também: Sua geladeira é cheia de ímãs? É melhor parar com isso HOJE

E o ímã de neodímio?  

O imã de neodímio que também é muito conhecido pelo nome imãs de Terras Raras, ele está em vários aparelhos eletrônicos, como por exemplo: 

  • Fone de ouvido 
  • Celulares 
  • Motores eletrônicos 
  • HDs 
  • Entre outros 

Esses imãs são mais fortes que os comuns que ficam na geladeira, eles podem ser perigosos devido a sua força e isso pode causar lesão na pessoa que estiver manuseando. Esse imã está sendo estudado por faculdade, e uma delas é o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) que criou uma tecnologia para conseguir reciclar esses imãs de disco rígido, ela já está patenteada, mas não tem empresas que fazem esse processo. 

Tem como encontrar esse imã no Mercado Livre para quem deseja reutilizar para outra coisa, mas se o seu caso é que você tem muitos, tem como colocar à venda. 

Veja também: Estas 6 COISAS precisam ser guardadas na geladeira e você NÃO SABIA

você pode gostar também