Seu bem-estar agradece se você começar a usar o celular desta forma

O celular smartphone é hoje uma das tecnologias mais requisitadas, embora o número de usuários que o utilizam para fazer chamadas venha diminuindo ao longo dos anos. Isso ocorre porque o dispositivo oferece uma variedade de outras ferramentas e aplicativos que podem beneficiar a vida dos usuários de maneiras que vão além da simples comunicação. Veja mais sobre cinco sugestões inovadoras de como o celular pode ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar.

Mude o jeito de usar seu celular e sua saúde também mudará. Entenda e fique atento. | Imagem: Olhar Digital.
Mude o jeito de usar seu celular e sua saúde também mudará. Entenda e fique atento. | Imagem: Olhar Digital.

Smartphones e os aplicativos úteis

1. Aplicativos específicos

Hoje em dia, existe um aplicativo específico para quase todas as necessidades. O smartphone serve como uma plataforma para a instalação de uma variedade de softwares que podem facilitar a vida cotidiana dos usuários. No campo da saúde, em particular, é bastante fácil encontrar opções que oferecem acesso a dietas personalizadas com base no biotipo corporal, programas de treinamento aeróbico e anaeróbico para diferentes objetivos, ferramentas para verificar o conteúdo de proteínas e calorias dos alimentos, entre outros recursos úteis.

2. Playlist para estimular sono ou acalmar os nervos

Plataformas de streaming, como YouTube e Spotify, oferecem uma variedade de playlists criadas com o propósito de promover o sono e aliviar o estresse. Os sons de chuva e trovão são particularmente populares para facilitar o sono, especialmente porque existem vídeos com uma tela completamente preta, evitando qualquer excesso de luz em um quarto escuro.

3. Definir alarme para dormir

É uma prática comum estabelecer alarmes para lembrar de tomar medicamentos, mas poucas pessoas adotam a mesma abordagem para a hora de ir para a cama. Com o avanço da tecnologia, estamos constantemente inundados por uma enxurrada de informações, o que pode manter nosso cérebro alerta e dificultar o sono. A ideia de definir um alarme específico para o horário de dormir é criar uma rotina que gradualmente permita ao corpo se adaptar, potencialmente contribuindo para uma melhoria na qualidade do sono.

4. Ativar o modo noturno

O uso do celular expõe os olhos a uma intensa luz, especialmente à noite, quando muitos não têm o hábito de ajustar o brilho da tela ou utilizar o dispositivo em locais bem iluminados. Por isso, pode ser benéfico ativar o “Modo Noturno” no seu aparelho. Essa configuração ajuda a reduzir a fadiga visual, que pode causar dores de cabeça e desconforto ocular, ao mesmo tempo em que diminui a intensidade da luz azul emitida pela tela.

5. Telemedicina

Muitas pessoas já estão realizando trabalhos em casa, seja pelo computador ou celular, mas nem todos estão cientes de que agora é possível receber atendimento de profissionais da saúde através do celular. Embora nem todas as especialidades possam ser acessadas virtualmente, já é possível receber assistência remota em várias áreas, incluindo psicologia, dermatologia, psiquiatria, nutrição, endocrinologia e muitas outras.

O que significa um smartphone?

Smartphone é um telefone celular, e significa telefone inteligente, em português, e é um termo de origem inglesa. O smartphone é um celular com tecnologias avançadas, o que inclui programas executados um sistema operacional, equivalente aos computadores.

Qual é a função do smartphone?

Este modelo de aparelho, permite utilizar muitas funções ao mesmo tempo devido às aplicações disponíveis, como enviar e receber e-mail, acessar redes sociais, internet, conversas de texto instantâneas, até mesmo participar de vídeo chamadas, entre outras.

Saiba mais: Qual a idade recomendada para uma criança ter um smartphone?

você pode gostar também