Ar leve e sono pesado: veja a planta que ajuda a dormir

A inclusão de plantas verdes, como a Gardênia, no ambiente de dormir tem demonstrado benefícios notáveis para a saúde e a qualidade de vida. 

Estudos científicos indicam que essas plantas, como a Gardênia, não apenas embelezam o ambiente, mas também contribuem para a purificação do ar, resultando em um sono mais profundo e limpo. Desse modo, ela podem ser uma adição valiosa.

A inclusão de plantas verdes, como a Gardênia, no ambiente de dormir tem demonstrado benefícios notáveis para a saúde e a qualidade de vida. 
Plantas (Pxhere/Reprodução)

O potencial da Gardênia na melhora do sono

Uma das plantas que se destaca nesse contexto é a Gardênia. Seu potencial para melhorar a qualidade do sono é notável devido às propriedades do aroma que exala. O linalol, um composto químico presente no aroma da Gardênia, possui propriedades calmantes que contribuem para um sono tranquilo.

Além disso, a Gardênia realiza um processo de liberação de oxigênio durante a noite, um fenômeno que beneficia diretamente a qualidade do sono. 

Cuidados essenciais

Cuidados adequados com a Gardênia são essenciais para otimizar seus benefícios. Recomenda-se escolher um local claro, mas sem exposição direta à luz solar, mantê-la longe de correntes de ar, regar com moderação, borrifar água nas folhas para aumentar a umidade do ambiente e fertilizar sazonalmente.

A Gardênia, sendo uma planta ornamental, tem o potencial de aliviar problemas de insônia e reduzir o estresse, oferecendo uma solução natural para melhorar a qualidade do sono.

Melhora na qualidade de vida

Incluir plantas no quarto para aprimorar a qualidade de vida e saúde é uma prática que vem ganhando destaque. Estudos científicos revelam que a presença de plantas em ambientes internos pode resultar em melhorias significativas na saúde e no bem-estar dos indivíduos. 

Aqui estão alguns dos benefícios que elas podem proporcionar:

  • Redução do estresse: Sua presença em ambientes internos, como casas e escritórios, pode ter um efeito calmante e reduzir o estresse. Estudos demonstraram que a visão de plantas e a interação com elas podem reduzir a pressão sanguínea, diminuir os níveis de ansiedade e melhorar o bem-estar emocional;
  • Aumento da produtividade: Ter plantas em ambientes de trabalho é associado a um aumento na produtividade e na criatividade. Elas podem criar um ambiente mais agradável e inspirador, estimulando a criatividade e a concentração;
  • Melhoria do humor: Cuidar e observar seu crescimento e florescimento pode proporcionar uma sensação de realização e felicidade. O contato com a natureza, mesmo que seja por meio de plantas em casa, pode contribuir para uma sensação geral de bem-estar;
  • Promoção da saúde mental: A jardinagem, que envolve o cultivo de plantas, é frequentemente usada como uma atividade terapêutica para promover a saúde mental. A interação com o ambiente natural, o cuidado com as plantas e a conexão com a terra podem ser benéficos para pessoas que enfrentam problemas de saúde mental.

Adquirindo uma Gardênia 

Em resumo, a Gardênia oferece benefícios notáveis para a saúde e a qualidade do sono. Se você sofre de insônia, estresse ou simplesmente deseja criar um ambiente propício para um sono reparador, considerar a inclusão dela no quarto pode ser uma solução eficaz e natural. 

A Gardênia não apenas enriquece a estética do ambiente, mas também age como um guardião da sua saúde, purificando o ar e promovendo um sono mais limpo e profundo. Portanto, na próxima vez que você pensar em melhorar sua qualidade de vida, lembre-se de adicionar uma planta verde, como a gardênia, ao seu quarto.

Quer saber mais como plantar Gardênias? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também