Reduza o orçamento e pague 40% menos na conta de luz; veja como

O consumo de Luz é uma questão crucial atualmente, com implicações tanto econômicas quanto ambientais. 

As simples alterações de hábito podem proporcionar uma redução significativa no consumo de energia elétrica, com impactos positivos nas despesas monetárias, sem a necessidade de cortar o uso de aparelhos essenciais. O presente artigo descreve diversas dicas práticas para economizar na conta de luz.

Para decorar e LUCRAR 7 plantas que podem atrair dinheiro na sua casa
conheça 7 plantas que atraem dinheiro. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Dicas para economizar na conta de luz

Reduza o tempo do banho

Evite o uso do modo “inverno” no chuveiro e limite o tempo do banho em no máximo três minutos. Essa medida contribui significativamente para a redução do consumo de energia.

Evite abrir a geladeira constantemente

Reduza a frequência de abertura da porta da geladeira, pois isso evita a perda de temperatura interna e reduz a necessidade de acionamento do compressor. Além disso, verifique as disposições da porta e mantenha a geladeira afastada da parede para melhor circulação de ar.

Desconecte aparelhos da tomada quando não estiverem em uso 

A energia é consumida por aparelhos mesmo quando estão desligados, se permanecerem conectados à tomada. Desconectá-los é uma maneira eficaz de evitar esse consumo de energia oculta.

Troque lâmpadas tradicionais por LEDs

A substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED pode reduzir o consumo de energia em até 80%. Além disso, as lâmpadas LED têm uma vida útil mais longa, resultando em economia adicional com reposições menos frequentes.

Desligar aparelhos da tomada

O modo “stand-by” pode representar até 10% do consumo de energia em uma residência. Portanto, é aconselhável desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso, prejudicando o consumo de energia.

Use o ar-condicionado com moderação 

O ar-condicionado é um dos maiores consumidores de energia elétrica. Para economizar, mantenha-o em temperaturas amenas, como 24°C ou 26°C, e certifique-se de que as janelas e portas do ambiente estejam bem fechadas.

Contribuição para a sustentabilidade

A implementação dessas práticas pode resultar em uma economia de até 25% na conta de luz. Além dos benefícios financeiros, a adoção dessas medidas contribui para um consumo de energia mais consciente e sustentável, reduzindo o impacto ambiental associado à geração de eletricidade.

Como resultado, pequenas mudanças no cotidiano, como a redução do tempo de banho, a atenção à geladeira, a desconexão de aparelhos da tomada, a troca de lâmpadas tradicionais por LEDs, o desligamento de aparelhos em “stand-by” e o uso racional do ar-condicionado, terão um impacto significativo na redução do consumo de energia elétrica. 

Vale destacar que essas medidas não implicam em cortes no uso de aparelhos essenciais, tornando-se uma abordagem viável e eficaz para economizar na conta de luz. Portanto, a conscientização e orientação dessas dicas são passos importantes em direção a um consumo de energia mais responsável e econômico.

Quer saber como economizar ainda mais na conta de luz? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também