O que fazer se a bolsa estourou?

O rompimento da bolsa amniótica, que envolve o feto no útero da gestante, é um evento que, em sua maioria, ocorre quando a mulher já está na maternidade, em trabalho de parto. 

O rompimento da bolsa amniótica trata-se de uma situação comum, em que a mesma se rompe e o parto se inicia nas 48 horas seguintes. No entanto, apenas cerca de 10% das grávidas em fase final de gestação têm uma bolsa rompida antes do início do trabalho de parto.

O rompimento da bolsa amniótica, que envolve o feto no útero da gestante, é um evento que, em sua maioria, ocorre quando a mulher já está na maternidade.
Gestação (Pxhere/Reprodução)

Sobre a bolsa amniótica

A função primordial é a proteção do feto, formando uma barreira contra traumas e infecções. Após o rompimento dessa bolsa, o parto ocorre no máximo em até 48 horas. Às vezes, os médicos optam por induzir o parto com medicamentos, com o intuito de prevenir infecções após o rompimento.

A identificação do rompimento da bolsa é, em geral, uma tarefa relativamente simples. O líquido amniótico é claro, quase transparente, e tem um odor semelhante ao de água sanitária, tornando sua identificação direta. Há casos em que o rompimento se dá de forma sutil, com gotejamento gradual.

Líquido claro

Quando ocorre o rompimento é importante manter a calma. Se o líquido for claro e transparente, não há necessidade de pressa. O procedimento indicado é que a gestante entre em contato com seu acompanhante e o médico, tome um banho, utilize um absorvente noturno e se dirija à maternidade. 

Líquido escuro 

Se a grávida estiver com uma bolsa estourada e notar a saída de um líquido escuro, é importante procurar assistência médica imediatamente, pois isso pode ser um sinal de complicações graves durante a gravidez. 

Um líquido escuro pode indicar a presença de mecônio no feto, sendo uma substância fecal produzida no útero. A presença de mecônio no líquido amniótico pode ser um sinal de sofrimento fetal e requer avaliação médica urgente.

O que fazer quando a bolsa estourar?

Quando a bolsa amniótica estoura durante a gravidez, é importante tomar algumas medidas imediatas e entrar em contato com seu profissional de saúde. Aqui estão as etapas que uma grávida deve seguir quando ela se rompe:

  • Ligue para o médico: Entre em contato com seu médico, parteira ou o hospital onde você planeja dar à luz assim que perceber que sua bolsa rompeu. Eles fornecerão orientações específicas com base na sua situação;
  • Anote as características do líquido: Faça uma nota mental ou anote as características do líquido que saiu da bolsa, como a cor, o odor e a quantidade. Essas informações podem ser úteis para o profissional de saúde;
  • Siga as orientações do profissional de saúde: Seu médico ou parteira fornecerá orientações específicas com base na situação, como quando ir ao hospital, como monitorar as contrações e outros cuidados necessários.

Rompimento antecipado 

O rompimento antecipado ocorre quando a bolsa amniótica rompe antes do início do trabalho de parto, ou antes de 37 semanas de gestação. Quando uma bolsa amniótica é rompida antes do prazo final da gestação, a gestante deve se encaminhar à maternidade e entrar em contato com a obstetra responsável. 

Isso pode ocorrer de forma espontânea ou devido a certas complicações da gravidez. Em suma, vale destacar que, em algumas situações, o médico pode optar por adiar o parto, permitindo que o feto tenha mais tempo para se desenvolver. 

você pode gostar também