Luísa Sonza chora por ser traída; por que experiência causa “dor física”

“Dor impossível de explicar.” 

A frase no texto de Luísa Sonza não é apenas uma metáfora: psicólogos e psiquiatras afirmam que a descoberta de uma traição no relacionamento pode causar um trauma agudo capaz de provocar vários sintomas físicos, desde dores no peito, ansiedade e até insônia ou mesmo episódios de crise do pânico.

Luísa Sonza chora após descobrir traição e fala sobre seus sentimentos.  — Foto: Reprodução/Globo
Luísa Sonza chora após descobrir traição e fala sobre seus sentimentos. — Foto: Reprodução/Globo

Contexto

Na quarta-feira (20 de setembro de 2023), a cantora Luísa Sonza revelou durante sua participação no programa Mais Você, com Ana Maria Braga, que terminou seu relacionamento com Chico Moedas após uma traição do influenciador. A revelação causou comoção no estúdio e no público de casa.

Segundo os profissionais psicanalistas especializados em família, não é incomum que o sofrimento psíquico seja sentido também fisicamente.

Nosso físico e o nosso mental caminham sempre juntos, e existem situações que são tão impactantes que nos impedem de pensar e dar um significado, a gente joga para o corpo e aí então dói. Por isso usamos termos como ‘foi uma facada no coração’ ou ‘é um soco no estômago’, porque são sensações que parecem ser exatamente como dito.

Luto, pânico e mais sintomas

Entre os principais sintomas do sofrimento psíquico imposto por uma traição, estão:

  • Insônia
  • Falta de apetite
  • Agressividade
  • Comportamento depressivo
  • Ansiedade
  • Oscilação de humor
  • Ataques de pânico

O sofrimento se origina na perda do lugar de segurança e estabilidade no qual o relacionamento amoroso é construído.

Do ponto de vista biológico, é o cérebro que comanda as reações e por isso é possível ver sintomas físicos, de acordo com a especialista. “Sempre que o cérebro tiver uma dor, vai de alguma forma impactar no resto do organismo por questões de comunicação bioquímica, de neurotransmissores, de hormônios e estímulos neuronais”, afirmam os especialistas.

Ajuda profissional

Em alguns casos extremos, a pessoa traída pode cogitar se matar e se machucar para conseguir o amor de volta, em um quadro de dependência emocional. Neste caso, a indicação é procurar um psiquiatra.

Mas é importante buscar ajuda também antes de chegar a este extremo. Além do psiquiatra, os psicólogos são profissionais de referência no tema. Eles podem ser acionados até mesmo para que o casal possa avaliar se há possibilidade de superar o trauma ou se a separação é mesmo o caminho a ser seguido.

Impacto da traição masculina

Estudos apontam ainda que há uma carga extra sobre as mulheres nestes ciclos de infidelidade. “A traição masculina por mais que seja julgada, ela é muito mais aceita socialmente. A monogamia sempre foi imposta para as mulheres, para os homens não”, dizem.

“Muitas vezes, uma traição pode reativar outras vivências traumáticas. É preciso lidar com uma exposição, e além de tudo eu vou me preocupar também com o julgamento que recebo da sociedade”.

Nem todo mundo precisa de terapia

Os especialistas afirmam que nem todo mundo que perdeu um relacionamento precisa de terapia. Como primeiros passos, indicam que é preciso “tentar se conectar com pessoas, nos ambientes adequados”.

“O processo de cuidar de si envolve cuidar do outro. Procurar por amigos, família, trocar, não ficar sozinho é muito bom, você se conecta e investe afetivamente em outras pessoas. Invista em afetos autênticos”, aconselham.

você pode gostar também