Mães sofrem de Burnout: entenda os sinais da exaustão

A síndrome de burnout, originalmente relacionada ao ambiente de trabalho, agora se estende ao âmbito parental.

Este fenômeno, denominado “burnout parental”, é caracterizado por sintomas de exaustão emocional e física em pais e mães devido à sobrecarga de responsabilidades no cuidado e educação dos filhos. Especialistas alertam para a importância de identificar e tratar essa condição que pode afetar a saúde mental e física dos pais.

A síndrome de burnout, originalmente relacionada ao ambiente de trabalho, agora se estende ao âmbito parental.
Burnout (Pxhere/Reprodução)

Sintomas do burnout parental

Os principais sintomas do burnout parental incluem exaustão emocional constante, resultando em pais sobrecarregados emocionalmente e sem energia para lidar com as demandas diárias da criação dos filhos. 

Além disso, a despersonalização é uma característica relevante, levando os pais a desenvolver sentimentos de distanciamento emocional em relação aos filhos, manifestando indiferença, insensibilidade ou sentimentos negativos. 

A perda de satisfação pessoal e realização na parentalidade é comum, acompanhada de sintomas físicos como fadiga persistente, distúrbios do sono, dores de cabeça e musculares frequentes.

Reconhecendo o burnout parental

Identificar o burnout parental é desafiador, mas é fundamental prestar atenção à intensidade dos sintomas, como a falta de paciência e a baixa tolerância. Os pais podem se sentir inadequados, incapazes de cumprir as expectativas como pai ou mãe, o que resulta em uma perda de satisfação pessoal e realização na parentalidade.

Aqui estão alguns sinais que podem indicar o burnout parental:

  • Fadiga constante: Sentir-se esgotado a maior parte do tempo, independentemente da quantidade de sono que você obtém;
  • Irritabilidade: Tornar-se facilmente irritado, impaciente e perder a paciência com frequência;
  • Despersonalização: Sentir-se distante ou desconectado de seu papel como pai ou mãe, tratando seus filhos de maneira impessoal;
  • Sentimentos de inutilidade: Duvidar de suas habilidades parentais e sentir-se inadequado na criação dos filhos;
  • Ansiedade e depressão: Experimentar sentimentos de ansiedade intensa, tristeza profunda ou desespero.

Fardo desigual para as mães

A responsabilidade pelo cuidado dos filhos tende a recair com mais intensidade sobre as mães em comparação com os pais. Especialistas destacam a dupla função cultural que responsabiliza as mães pelos cuidados com os filhos

A mudança nesse cenário depende da ampliação do papel dos pais, tornando a licença paternidade uma discussão relevante para a presença dos homens no cuidado dos filhos, especialmente nos primeiros anos de vida.

Estratégias para aliviar o burnout parental

Para evitar o cansaço excessivo associado ao cuidado dos filhos, é recomendado priorizar o autocuidado. Reservar um tempo diário para descanso e atividades prazerosas é essencial. Estabelecer limites saudáveis nas relações e simplificar tarefas diárias, como a organização de um cronograma familiar e a delegação de tarefas apropriadas às crianças, pode reduzir o estresse. 

Não hesitar em pedir ajuda quando necessário, seja do parceiro, familiares, amigos ou membros da comunidade, é uma prática recomendada. Além disso, contar com uma rede de apoio, incluindo familiares, amigos e grupos de mães, é fundamental para enfrentar o Burnout Parental.

Vale destacar que, grupos de mães e comunidades de apoio oferecem a oportunidade de compartilhar experiências, desafios e buscar conselhos de outras mães que passam por situações semelhantes. O apoio emocional, a troca de ideias e a aprendizagem de estratégias são benefícios dessas redes.

Pesquisa sobre o burnout parental no Brasil

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um questionário para medir a incidência do burnout parental no Brasil. Essa pesquisa visa identificar as condições que podem desencadear essa síndrome, fornecendo dados para a proposição de políticas públicas, especialmente para pais de crianças com condições clínicas, como o transtorno do espectro do autista.

A pesquisa revela que fatores como o perfeccionismo e a idade dos filhos podem influenciar o desenvolvimento do burnout parental. O perfeccionismo leva os pais a sentirem a necessidade de corresponder às expectativas da sociedade, enquanto a idade das crianças afeta a intensidade do estresse.

Considerações sobre o burnout parental

O burnout parental é uma realidade que afeta os pais em todo o mundo. Identificar os sintomas e adotar estratégias de autocuidado e apoio emocional são passos fundamentais para enfrentar essa condição. A igualdade de gênero no cuidado com os filhos e políticas públicas que abordem o problema são essenciais para minimizar o impacto do burnout parental na vida dos pais e, consequentemente, no bem-estar das crianças.

Em suma, a pesquisa realizada no Brasil contribui para entender melhor essa síndrome e oferecer suporte a pais que enfrentam esse desafio.

Gostou do tema? Confira mais no vídeo a seguir:

você pode gostar também