Nova roupa inteligente vem com “ar-condicionado” integrado; confira

Pesquisadores da Universidade de Nankai desenvolvem roupa com meta-tecido inovador.

Uma equipe multidisciplinar de engenheiros, cientistas de materiais e químicos da Universidade de Nankai, na China, alcançou um marco significativo no desenvolvimento de um meta-tecido revolucionário. Esse avanço promissor visa transformar a experiência de vestir, oferecendo regulagem térmica de forma eficiente e prática.

Uma equipe multidisciplinar de engenheiros, cientistas de materiais e químicos da Universidade de Nankai, na China, alcançou um marco significativo no desenvolvimento de um meta-tecido revolucionário. Esse avanço promissor visa transformar a experiência de vestir, oferecendo regulagem térmica de forma eficiente e prática.

Meta-tecido: regulação térmica à base de microfibras

O meta-tecido, fundamentado em microfibras, emerge como uma solução inovadora para a regulagem da temperatura corporal. Diferentemente das tentativas anteriores que resultavam em peças de vestuário volumosas e pouco práticas, este tecido promete eficácia sem comprometer a conveniência do uso diário.

Integração de tecnologias flexíveis: células solares e eletrocalórica

O diferencial desse meta-tecido reside na engenhosa combinação de células solares flexíveis com a tecnologia eletrocalórica. Essa integração estratégica permite que o tecido responda dinamicamente às variações ambientais, oferecendo uma capacidade bidirecional única de aquecimento e resfriamento.

Capacidade bidirecional: adaptação eficiente ao clima

As roupas confeccionadas com esse meta-tecido apresentam uma notável capacidade de adaptação ao clima. Em ambientes quentes, o tecido demonstrou uma redução expressiva de 10,1 °K na temperatura da pele, equivalente a aproximadamente -263 °C. Já em ambientes frios, observou-se um aumento de 3,2 °K, cerca de 270 °C.

Estabilidade térmica: faixa de conforto de 32 a 36 °C

Os testes realizados evidenciaram que as roupas desenvolvidas mantêm a temperatura da pele em uma faixa térmica ideal, variando de 32 a 36 °C. Esse feito notável ocorre mesmo diante de variações ambientais significativas, que oscilam entre 12,5 a 37,6 °C. A estabilidade térmica proporcionada pelo meta-tecido destaca-se como um avanço crucial para o conforto em diferentes condições climáticas.

Energia solar: sustentabilidade e autonomia

Um dos aspectos mais promissores desse desenvolvimento reside na aplicação de energia solar. As células solares flexíveis integradas ao tecido não apenas contribuem para a eficiência na regulagem térmica, mas também representam um passo significativo em direção à sustentabilidade. A capacidade de alimentar as roupas termorreguladoras por meio da energia solar confere autonomia e reduz a dependência de fontes convencionais de energia.

Roupas compactas e adaptáveis ao uso diário: superando limitações anteriores

Ao contrário de tentativas anteriores, que resultavam em peças volumosas e pouco práticas, as roupas confeccionadas com esse meta-tecido destacam-se por sua compactibilidade e adaptabilidade ao uso diário. Esse aspecto torna o avanço tecnológico mais acessível e atrativo para o consumidor, promovendo a adoção generalizada de roupas termorreguladoras.

Uma revolução no vestuário térmico

O desenvolvimento desse meta-tecido pela equipe da Universidade de Nankai representa uma revolução na concepção de vestuário térmico. Ao unir ciência e engenharia, os pesquisadores proporcionaram uma solução prática e eficiente para o desafio de criar roupas capazes de se adaptar dinamicamente às variações de temperatura. Com a aplicação de energia solar e a superação das limitações anteriores, esse avanço promete transformar não apenas a indústria da moda, mas também a maneira como nos relacionamos com o ambiente ao nosso redor.

Quer saber mais sobre esse tecido inovador? Confira o vídeo abaixo:

você pode gostar também