Férias com leveza: 5 dicas para as crianças e para os pais

No período de férias escolares, proporcionar uma rotina organizada e envolvente para as crianças durante o verão pode ser um desafio para os pais. Com a intenção de facilitar essa missão, mães compartilham estratégias eficazes nas redes sociais. Desde o controle de rotina com relógios personalizados até a criação de tabelas de atividades para combater o tédio, essas abordagens práticas visam manter os pequenos bem nutridos, hidratados, protegidos e entretidos.

Exploraremos essas sugestões, destacando soluções inovadoras para tornar as férias em família mais organizadas e prazerosas.

No período de férias escolares, proporcionar uma rotina organizada e envolvente para as crianças durante o verão pode ser um desafio para os pais.
Férias (FreePik/Reprodução)

Desafios e soluções: Como manter as crianças entretidas nas férias

O verão é um período aguardado por muitos, especialmente as famílias que veem nessa estação a oportunidade de desfrutar de momentos especiais juntos. No entanto, as férias escolares podem trazer desafios para os pais na tarefa de manter os pequenos nutridos, hidratados, protegidos e, acima de tudo, entretidos. Nesse sentido, mães compartilham estratégias eficientes que ganharam destaque nas redes sociais.

Controle de rotina com relógio personalizado

Uma abordagem simples, mas eficaz, envolve o uso de um relógio antigo adaptado para se tornar uma ferramenta de controle de rotina. Mary McKinlley sugere imprimir um fundo personalizado com as atividades planejadas para cada criança em diferentes horários do dia. Este relógio não é um cronograma rígido, mas serve como um guia visual para as crianças poderem controlar melhor o tempo e os intervalos para as refeições. Para os pequenos que ainda não sabem ler, a utilização de figuras em vez de texto é uma opção viável.

Luta contra o tédio com tabela de atividades

A influenciadora @MrsBlinks propõe uma abordagem criativa para lidar com a pergunta frequente: “Mãe/pai, o que eu faço agora?”. A solução é imprimir uma tabela com atividades em papel, acompanhada de etiquetas coladas em velcro. Cada etiqueta representa uma atividade a ser realizada, desde tarefas simples como arrumar a cama até atividades mais envolventes, como a leitura de um livro. Movimentando as etiquetas de uma coluna para outra após a conclusão das atividades, as crianças são motivadas por uma premiação ao completar todas as tarefas propostas.

Sensação de lar temporário em viagens

Para as famílias que optam por viajar no verão, a influenciadora Nathalia Gomes compartilha dicas valiosas para criar um ambiente acolhedor mesmo longe de casa. Ao chegar ao destino, reservar um tempo para criar um espaço dedicado aos brinquedos das crianças é fundamental. Além disso, propõe atividades conjuntas, como jogos de tabuleiro, para criar memórias e manter as crianças entretidas sem depender excessivamente de eletrônicos.

Aplicação de protetor solar sem mãos meladas

Abby Luf oferece uma solução prática para um desafio comum durante o verão: a aplicação de protetor solar nas crianças. Utilizar um pincel de maquiagem facilita o processo, evitando mãos meladas e garantindo uma aplicação uniforme no rosto, pernas e braços. Além disso, o pincel pode ser facilmente lavado com shampoo de bebê após o uso.

Caixa com divisórias para viagens de carro

A influenciadora Shannon Doherty apresenta uma ideia criativa para manter as crianças bem nutridas e entretidas durante viagens de carro. O uso de caixas com divisórias permite a organização de lanches atrativos, contendo pedaços de frutas, castanhas e snacks saudáveis. A variedade de cores e a disposição atrativa tornam essa estratégia eficaz para manter as crianças satisfeitas durante o trajeto.

Enfrentar os desafios do verão com crianças pode se tornar mais fácil com estratégias inovadoras e práticas. As dicas compartilhadas por essas mães nas redes sociais oferecem soluções inteligentes para tornar as férias escolares uma experiência mais agradável e organizada para toda a família.

você pode gostar também