Está demorando? Faça isso para estimular o parto; métodos naturais

Quando a gestação se aproxima e a ansiedade aumenta, muitas gestantes buscam maneiras de estimular o início do trabalho de parto. Embora seja fundamental lembrar que cada gravidez é única e que o trabalho de parto deve ocorrer no momento certo para o bebê, existem algumas estratégias que podem ser consideradas, desde que supervisionadas por um profissional de saúde. 

Quando a gestação se aproxima e a ansiedade aumenta, muitas gestantes buscam maneiras de estimular o início do trabalho de parto.
Gestante (Pxhere/Reprodução)

Estratégias para estimular o parto

É crucial enfatizar que todas essas estratégias abaixo devem ser consideradas de maneira personalizada e supervisionadas por um profissional de saúde. A decisão de estimular o parto deve ser tomada com base na avaliação médica da gestante, considerando seu histórico médico e as condições atuais da gravidez.

Relações sexuais

Ter relações sexuais durante a gravidez é uma estratégia comum para estimular o trabalho de parto. O ato sexual pode ajudar a amolecer o colo do útero devido à prostaglandina no esperma e estimular contrações uterinas através da liberação de ocitocina durante o orgasmo.

Comidas quentes estimulam o útero e intestinos

Alimentos quentes e picantes podem ter um efeito laxante, estimulando tanto o útero quanto os intestinos. Exemplos disso é o gengibre e a canela, conhecidos por serem termogênicos, aceleram o metabolismo.

Estimulação dos mamilos para induzir contrações uterinas

A estimulação dos mamilos, assemelhada ao que ocorre durante o orgasmo, libera oxitocina, um hormônio que pode induzir contrações uterinas. Para que essa estimulação tenha efeito, deve ser realizada de maneira intensa e regular.

Tâmaras auxiliam na indução do trabalho de parto

Consumir tâmaras a partir das 38 semanas de gravidez pode ser benéfico para a indução do trabalho de parto. Um estudo realizado pela Universidade de Ciência e Tecnologia da Jordânia revelou que gestantes que ingeriram tâmaras apresentaram maior dilatação quando chegaram ao hospital em comparação com o grupo que não consumiu essa fruta.

Além disso, um menor número de mulheres no grupo das tâmaras precisou de terapia medicamentosa para a indução do parto em ambiente hospitalar.

Abacaxi estimula a produção de prostaglandina

O abacaxi contém bromelina, uma enzima que estimula a produção de prostaglandina. No entanto, para ter um efeito notável, é necessário consumir grandes quantidades deste fruto.

Atividade física, como caminhadas, prepara para o parto

A atividade física, como caminhadas, auxilia o movimento do bebê para baixo e sua correta posição para o parto. Além disso, fortalece os músculos pélvicos e melhora a elasticidade do colo do útero. Especialmente no final da gestação, é recomendado que as gestantes realizem caminhadas várias vezes ao dia, a menos que haja contraindicações médicas.

Terapias complementares promovem bem-estar na gravidez

Aromaterapia, massagens terapêuticas e acupuntura são terapias complementares que podem estimular contrações uterinas. Além disso, contribuem para o bem-estar e relaxamento durante a gravidez, aliviando tensões psicológicas e físicas, se possível, no momento do parto.

A saúde e o bem-estar tanto da gestante quanto do bebê são prioridades durante esse período importante da vida. Em suma, a avaliação de quaisquer contra indicações médicas são imprescindíveis para garantir a segurança e eficácia dessas estratégias.

Quer entender melhor como funciona a estimulação natural do parto? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também