Mercado de licitações e empreendedorismo para mulheres



As mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e isso é um fato indiscutível. Esse marco da presença feminina também é facilmente percebido quanto a ocupação de cargos de direção e chefia de um negócio ou empresa. 

Vale ressaltar que muitas mulheres hoje empreendem e lucram com seu próprio negócio, movimentando o capital regional de muitas cidades e contribuindo para a criação de novas oportunidades de emprego. Mas o que isso tem a ver com mercado de licitações? Acompanhe esse artigo e entenda como o mercado de licitações é importante para o empreendedorismo feminino.

O QUE É EMPREENDEDORISMO?

O termo empreendedorismo está diretamente ligado a iniciativa de começar novos negócios, geralmente quando se fala em alguém que é empreendedor, entende-se que esse alguém é dono de seu próprio negócio ou empresa.
Segundo um relatório emitido pelo SEBRAE, existem hoje no Brasil cerca de 49 milhões de empreendedores. O crescimento do empreendedorismo é indicador extremamente importante para a sociedade, pois na maioria dos casos os donos de pequenos negócios são os responsáveis pela criação de novas oportunidades de trabalho e pela geração de renda de muitas famílias. 

Se você é empreendedor já está acostumado a lidar constantemente com os obstáculos e desafios diários, como cobranças, regulamentações legais, clientes, fornecedores, funcionários etc.
Não é tão simples como parece administrar um negócio próprio e esse trabalho exige muita dedicação e esforço. Mas em um cenário de dificuldades e desafios diários, pode-se perceber um aspecto positivo, estamos falando do crescimento constante de mulheres no empreendedorismo.
Estamos acostumados a lembrar de grandes nomes masculinos quando citamos esse assunto, como por exemplo:  Abílio Diniz e Luiz Antônio Seabra. Mas não podemos esquecer dos grandes nomes femininos, como Luíza Helena Trajano (empresária responsável pelas lojas varejistas Magazine Luiza) e Zica Assis (empresária responsável pela criação do instituto Beleza Natural). 

As mulheres empreendedoras atuais são reflexo de uma luta constante do espaço feminino no mercado de trabalho e muitos profissionais consideram sua liderança, inteligência emocional e organização, aspectos importantes para o empreendedorismo. Não só para mulheres, mas o perfil de todo empreendedor deve ser de alguém persistente, organizado, que tenha liderança e poder de persuasão. Sendo esses aspectos também necessários quando falamos de licitações!

UM POUCO DE LICITAÇÃO

A licitação é um procedimento legal que é previamente realizado pela Administração Pública e é extremamente importante para as empresas, pois sua realização permite a contratação de um serviço terceirizado ou aquisição de um bem. Por exemplo, quando órgãos governamentais precisam realizar obras públicas, para isso é necessário que o processo de licitação seja realizado anteriormente. 

 Para realização da licitação os interessados precisam apresentar propostas que tenham importância para o interesse público, e em seguida a proposta de maior interesse será selecionada. Vale ressaltar que várias são as modalidades de licitação existentes hoje, é necessário analisar qual melhor se encaixa as características do objeto da proposta em questão.

Mas minha pequena empresa pode participar?

A resposta sem dúvida é sim, inclusive umas das normas do processo de licitação assegura que qualquer interessado pode participar da disputa em condições de igualdade.
Para todos os empreendedores, que pensam em participar de um processo licitatório, saibam que as compras governamentais são um negócio bem lucrativo e podem ser muito benéficas para sua empresa.
Lembra da relação dos aspectos de empreendedores ao processo licitatório? Pois é esse processo assim como empreender requer dedicação e esforço. Quem participa das licitações deve ter sem dúvida senso de organização. Isso porque esse processo requer leitura do edital de licitações, negociação com o pregoeiro, regularidade, acompanhamento até a finalização do pregão etc. Por isso saber se organizar é o primeiro passo.
Além de que persistência é indispensável. O processo de licitação passa por julgamentos e seleções constantes para aprovação, ou seja, pode demorar um pouco para que você obtenha lucro. Nesse caso insistir é a palavra.
É indispensável que quem se proponha a participar desse processo tenha conhecimento. Esse aspecto é importante principalmente pelo fato de que será necessário constantemente lidar com leis, portais, se manter atualizado quanto ao mercado de atuação, para que assim se possa obter um retorno maior sobre o processo de licitação.
Se você mulher empreendedora, está buscando uma forma segura e legal de obter um retorno financeiro bom e tem propostas que possam ser de interesse público, o mercado de licitações pode ser uma ótima opção para sua empresa. 

Listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a participar desse processo com maior certeza e confiança.

- Faça algumas análises: analisar é a palavra de sucesso para um processo de licitação. Pode ser mais trabalhoso, mas é essencial para que as melhores oportunidades de disputa sejam selecionadas. Verifique também se sua proposta não oferece riscos para a sua empresa e isso não deve ser descartado pelo participante de licitação. Os riscos existem e devem ser levantados.
- Fique atento as exigências. Para o processo de licitação são necessárias algumas obrigatoriedades previamente estabelecidas presentes no edital de licitações. O participante deve estar atento ao dia de comparecimento a sessão. Assim como estar em dia com as exigências do edital. O não cumprimento dessas exigências pode acarretar consequências negativas para o participante.
- Tenha controle dos resultados. Cada licitação proporciona um resultado diferente, é essencial que cada resultado seja analisado para que se necessário mudanças sejam feitas na proposta. Ter controle dos resultados também faz parte do processo de planejamento, por isso seja pontual nesse indicador importante.
Esse procedimento pode parecer complexo, mas quando bem estudado, analisado, planejado e aplicado traz ótimos retornos ao participante. Se você tem interesse em participar do processo de licitação, mas não sabe como começar, saiba que existem empresas especializadas nesse tipo de procedimento e que podem te ajudar a realizá-lo.
A licitação ajuda a abrir portas e isso é importante para quem gerencia uma empresa. Licitantes principalmente do público feminino, promovem aspectos positivos a empresa que gerenciam quando planejam e estruturam bem sua proposta. É importante dispor também de uma equipe bem preparada para que sua proposta seja selecionada.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem