Bom humor: dicas para mantê-lo no dia a dia

Algumas dicas para manter o bom humor sempre podem cair bem. Principalmente nessa rotina agitada, e, muitas vezes, estressante que vivemos por conta do trabalho e outras atividades.

E, ainda que não estejamos bem todos os dias, manter a positividade e as energias em bom estado pode fazer todo o seu dia mudar, tornando ele agradável, produtivo e até mesmo mais leve.

Que tal aprender algumas dicas para tornar o bom humor uma parte mais constante do seu dia a dia? Quer trazer o alto astral para a sua rotina? Pois é neste artigo que você encontrará algumas respostas.

O poder do bom humor nas nossas vidas

Uma pessoa bem-humorada produz, naturalmente, mais endorfina (o conhecido hormônio do bem-estar) e, por isso, sofrem bem menos no dia-a-dia que pessoas que vivem sob estresse.

A endorfina é um hormônio que atua no relaxamento do nosso corpo, controla nossa pressão sanguínea, mantém o bum humor e melhora o sono. Só traz benefícios!

Um bom dia acompanhado de um sorriso bonito muda totalmente a dinâmica e a interação que teremos com aqueles a nossa volta ao longo deste, tornando cada pequena experiência mais agradável e prazerosa.

Isso nos proporciona um ótimo bem-estar, fazendo com que desempenhemos nossas tarefas de maneira mais leve, com um foco melhor e de maneira eficaz. Ou seja, seu trabalho será melhor com um bom humor.

Para trazer os benefícios do bom humor a nossa vida, às vezes, será preciso trabalhá-lo. Como desenvolvê-lo nem sempre é fácil, tente as seguintes dicas:

Separe um dia para você mesmo

Essa é a dica mais importante. Para que tenhamos momentos prazerosos com outras pessoas, precisamos estar em paz com nós mesmos.

Dar atenção aos seus desejos, trabalhar o amor próprio e olhar para si o fará sentir mais satisfeito em geral com tudo. Logo, as chances de acordar já se sentindo bem será maior.

Neste tempo para si, realize atividades do seu gosto. Assista a um filme, passeio, viaje, faça tudo aquilo que gosta. Se tiver alguém para compartilhar esse tempo, esses momentos serão ainda mais agradáveis. Mas, mesmo que sozinho, ainda os faça.

Seja gentil consigo mesmo

Existirão diversas situações em nossas vidas que nos trarão sentimentos ruins. Raiva, tristeza e frustração fazem parte da vida de todas as pessoas, e é preciso aprender a lidar com tudo isso.

Permita-se sentir, e não se culpe quando acontecer. Mas também deixe o sentimento ir embora. Grite, berre, fique com raiva, e, quando tudo passar, livre-se dessas sensações.

Como melhorar o humor envolve energia positiva, remoer os sentimentos irá apenas ter o efeito contrário. E pior, a longo prazo ainda nos tornamos pessoas rancorosas e amargas, incapazes de ver a parte boa da vida.

Ser aberto a experiências novas nos traz bom humor

Se permitir experimentar e descobrir coisas novas nos instiga e traz sim sensações de prazer e satisfação. Quando nos fechamos para o mundo limitamos nossas capacidades e não interagimos com nada.

Essa isolação irá, inevitavelmente, trazer a solidão. Quando isso ocorre, acabamos nos sentindo infelizes. As chances de acabarmos tristes é grande.

O ser humano é um ser comunicativo e curioso por sua natureza. Logo, a descoberta, ainda que de coisas simples, traz sim um impacto positivo significativo para nossas vidas.

Ria de si mesmo

Experimente não se levar tanto a sério o tempo todo. Esteja aberto a ideia de que você irá cometer erros. Então, em vez de ficar frustrado, liberte-se desse peso e aprenda a encarar os obstáculos com espontaneidade e a rir de si mesmo.

E falando em riso, que tal ter acesso a um acervo completo delas? Basta entrar no piadas.biz e cair na gargalhada.

Aprenda com seus erros ao invés de se reprimir

Essa dica está diretamente ligada a anterior. Cada experiência é única, e nem sempre iremos acertar nelas, principalmente sendo a primeira vez que estamos realizando tal.

Nós não somos perfeitos, e é preciso ter plena ciência disso para que sejamos capazes de entender os nossos limites, evitando a sensação de insatisfação. Aceitando isso, até mesmo uma experiência negativa pode se tornar algo positivo.

Como vimos ao longo do artigo, as dicas lhe ajudaram a conquistar o bom humor, trazendo uma qualidade de vida única para os seus dias. Comece hoje mesmo a mudar sua rotina!

Conhece mais alguma dica para ajudar a elevar o bem-estar? Então compartilhe conosco nos comentários!

você pode gostar também