Maneiras divertidas de ensinar inglês para crianças

Maneiras divertidas de ensinar inglês para crianças

Conhecer o inglês é uma necessidade real da nossa sociedade. Principalmente quando levamos em conta a escalada de um mundo cada vez mais globalizado. Hoje em dia as barreiras físicas entre países são meramente uma conveniência.

Muitas pessoas já atuam até mesmo trabalhando para empresas fora do país sem necessariamente ter que sair de casa. Sem contar que o pagamento pode ser feito em dólar de uma maneira bastante tranquila e vantajosa para ambos.

Isto sem contar em todo o acesso da informação, afinal de contas hoje não dependemos simplesmente da biblioteca municipal para ter acesso a alguns livros. Tudo está disponível na internet vindo das mais diversas fontes.

Até mesmo é possível fazer um curso de inglês online e aprender o idioma no qual a maioria do conhecimento se encontra escrito hoje em dia.

Então porque não introduzir o inglês para seus filhos logo nos primeiros momentos da vida? Afinal de contas quanto antes ele absorver este novo idioma, mais fácil será para ele aprender, assim como também será possível conquistar objetivos.

Mas o grande desafio é tentar manter a atividade divertida para crianças de uma maneira geral. Até porque grande parte da atividade muitas vezes é repetitiva e pode haver uma grande dificuldade mesmo que para adultos.

Sendo assim, hoje trouxe uma lista de maneiras divertidas de ensinar inglês para crianças. Podem não fazer com que ela fique fluente em pouco tempo, mas com certeza é um excelente ponto de partida para quem quer dar os primeiros passos.

Vamos conferir?

Maneiras divertidas de ensinar inglês para crianças

Primeiramente só gostaria de dizer que o ideal não é focar em só uma abordagem, porém oferecer o maior número de possibilidades para que a criança tenha uma maneira variada de absorver o tema.

1 – Música

Então, vamos começar por uma das maneiras mais efetivas de atrair a atenção de uma criança na primeira infância. Saber como utilizar músicas na alfabetização já é uma especialidade da maioria das professoras.

Entretanto, as músicas em geral também podem trazer uma nova forma de entrar em contato com o idioma. Até porque existe uma grande variedade de músicas compostas exatamente para este propósito.

O arranjo de instrumentos, o ritmo e principalmente a letra são pensadas para ensinar às crianças muito do vocabulário básico do inglês. Até mesmo algumas regras de gramática.

Sem contar que algumas músicas podem ter instruções em português.

Tudo isto facilita o processo de repetição e assimilação do conteúdo do idioma em si.

2 – Séries, filmes ou desenhos específicos

Hoje em dia é também bastante comum encontrar excelentes conteúdos criados especificamente para crianças que querem aprender inglês. Várias séries, filmes e desenhos animados são feitos com diálogos e ações simples.

Assim, toda a ideia do que está acontecendo é transferida para a criança, mas sem necessariamente introduzir uma quantidade enorme de palavras, frases e expressões.

Um exemplo bastante interessante é Martha Speaks, que fala sobre um cão que aprendeu a falar logo após comer uma sopa de letrinhas. Tudo é feito de uma maneira muito bem descontraída e com um visual incrível.

Diálogos simples e bastante envolventes irão prender a atenção da criança ao mesmo tempo em que ela aprende a falar o inglês.

Outro exemplo bastante interessante é o próprio Lucas the Spider, uma opção fantástica de desenhos e coletâneas rápidas de historinhas que falam de curiosidades cotidianas enquanto ensinam valores e outras informações importantes.

Excelente para a criança aprender outro idioma também.

Word Girl é também um exemplo bem simples de conteúdo para crianças que irá falar sobre o inglês de uma forma geral.

3 – Jogos

Com certeza as crianças também adoram uma interação que as ajude a pensar ou gastar energia. Por isso, jogos educativos são uma excelente maneira de conquistar resultados no longo prazo.

Claro, é importante notar que existem diferentes faixas etárias para diferentes conteúdos que você vai encontrar. Mas de maneira geral isso costuma ser bem fácil de lidar. Principalmente quando falamos de um conteúdo muito simples.

O Scrabble, por exemplo, é um jogo tradicional nos EUA, e que traz uma ótima forma de criar uma competição baseada em vocabulários. Ótimo para crianças alfabetizadas e que possuem algum conhecimento em inglês.

Em segundo lugar também podemos citar o Draw Something, que é um aplicativo bastante simples de celular que faz com que você tenha que desenhar algo de acordo com o que for falado.

4 – Literatura

O que não faltam são séries de livros de diferentes níveis de aprendizado e que possibilitam a pessoa a ter bons resultados na leitura do inglês. Assim como é possível construir vocabulário de maneira fluente, ao se deduzir pelo contexto o significado de uma palavras ou expressão.

Realmente uma das maneiras atuais mais interessantes de conseguir aprender inglês e com um custo benefício bastante acessível. Embora seja necessário fazer uma busca caprichada e um estudo sobre qual seria o nível da pessoa antes de comprar um material como esse.

Em geral, esta é uma excelente forma de garantir um desenvolvimento de aprendizado rápido e com retornos de médio e longo prazo sustentáveis.

Considerações finais

Bom, o caminho realmente não é fácil, mas como uma boa dose de criatividade é possível ter resultados incríveis no longo prazo. Principalmente se levarmos em conta que esta idade é um dos melhores momentos para se ter uma boa dose de conhecimento sobre linguística.

Nunca será tão fácil aprender um novo idioma quanto na infância de uma pessoa. Afinal de contas você aprendeu o português sem ter nenhum tipo de aula ou professor, não é?

Mas estas dicas não dispensam a necessidade de bons cursos online para auxiliar de maneira correta todo o processo. Principalmente para ter certeza de que o conhecimento está de acordo com as normas cultas da língua em si.

Então por hoje é só isso, espero que estas dicas e ideias sejam realmente úteis de uma maneira geral para o aprendizado do seu pequeno. Mas se ainda estiver com qualquer outra dúvida, estou à disposição para ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima dica!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.