Massagem relaxante na gestação, qual a melhor?

Durante a gravidez é normal os relatos de estresse excessivo, confusões mentais, esquecimento, entre outros, devido ao aumento dos hormônios onde o mesmo dilata os vasos e prepara o corpo feminino para gerar o feto, além do aumento do fluxo sanguíneo.

Saiba que existem uma série de massagens relaxantes que podem ser feitas, mas que em alguns casos podem ser proibidas, por isso é fundamental a orientação médica para que seja possível tratar e até evitar sérios problemas.

Se não faz ideia de qual é a melhor massagem relaxante para gestante e a mais recomendada. Acompanhe a seguir tudo sobre os diferentes tipos de técnicas, quais os principais benefícios e os cuidados que devem ser tomados.

E claro, se quiser se especializar, procure por cursos online na área. Eles são fáceis de fazer e extremamente acessíveis.

Por que fazer massagem relaxante na gestação e quais os principais benefícios

O corpo da mulher passa por uma série de mudanças, durante e depois da gravidez, e para que a gestação seja mais confortável é necessário manter os devidos cuidados possíveis para a saúde da mãe e do bebê, onde o mais recomendado são as massagens.

Existem uma série de benefícios de fazer massagem relaxante na gestante e como o próprio nome já diz “relaxamento” é para promover o bem estar físico e principalmente  emocional, acompanhe a seguir os principais benefícios:

Alivia dores: As dores são uma das maiores reclamações e sintomas das grávidas, principalmente quando há um aumento no peso tanto da mãe, quanto do feto, por isso a massagem relaxante pode aliviar dores na costas, pernas, pés, pescoço, entre outros.

Diminui o cansaço: Devido a aumento abdominal, algumas grávidas podem apresentar dificuldades para respirar, cansaço, e a massagem relaxante e diminui esse sintoma, promovendo mais disposição.

Reduz o estresse: Como muitos dizem “Os hormônios estão à flor da pele”, e sim estão mesmo, por isso é normal comportamento e queixas de estresse. Sendo assim a massagem será um excelente provedor de sensação de paz, clareza e tranquilidade.

Melhora a qualidade do sono: É normal as queixas pela falta do sono, causados pelo estresse e cansaço, por isso recomenda-se massagem relaxante que promova melhorias na qualidade do sono.

Reduz o inchaço: Existem uma série de motivos que causam o inchaço, mas infelizmente mais de 90% das gestantes sofrem com isso, por isso uma massagem específica para isso também poderá aliviar o inchaço.

Quais são os tipos de massagem relaxante e qual a melhor

Existem diversos tipos de massagens relaxantes com seus mais variados fins, onde o ponto principal de todas elas é promover a sensação de bem estar, entre outros benefícios, como os que foram citados logo acima. Conheça os diferentes tipos de massagem e suas funções.  

Shiatsu

Tem como função equilibrar o corpo físico como o emocional e energético, através de métodos manuais, onde as mãos são as principais ferramentas para efetuá-la, através da pressão dos dedos do especialista em determinados pontos do corpo. 

Watsu

Promove profundo estado de relaxamento físico de metal onde é combinado algumas técnicas do shiatsu, porém a diferença é que essa massagem é feita dentro de água num espaço apropriado.

Drenagem linfática

São técnicas manuais e de tratamentos para reduzir os inchaços que são causados durante a gestação, devido a má circulação. Sua função também é relaxar e diminuir a sensação de peso e cansaço.

Reflexologia

Essa é uma massagem feita especificamente para os pés, onde as mãos são os principais instrumentos para efetuá-la, através de pontos de pressão do pés, que ao pressioná-lo visa relaxar o corpo por completo, inclusive alívio de dores de cabeça.

Terapêutica

Tem como objetivo promover o relaxamento muscular, sendo que é normal a gestante ficar tensa, e por isso essa é uma das mais indicadas. Essa técnica geralmente é feita com as mãos, ou com o auxílio de alguns materiais especializados para massagem.

Dentre todos os tipos de massagem, a mais recomendada é a linfática, pelo fato de além de promover o relaxamento, também é um tratamento, principalmente quando o assunto é má circulação, inchaço ou dores, onde ela pode tanto tratar quanto prevenir.

Porém sabe-se que cada caso é um caso, e que nem todas as gestantes podem fazer essa ou outros tipos de massagens, por isso logo abaixo leia atentamente sobre os cuidados devidos.

Cuidados

Antes de abordar sobre os cuidados que devem ser tomados é importante saber o que a massagem pode causar no corpo de uma gestante que não tem permissão médica para fazê-la.

A massagem pode aumentar o fluxo sanguíneo causando o aumento da pressão intra-abdominal ou provocar a contração uterina, o que não pode ser bom para gestantes nem para o feto. Por isso é  fundamental fazer uma avaliação.

Sendo assim é necessário passar pelo médico, na qual o mesmo possa permitir ou proibir a massagem, com a permissão é preciso encontrar um especialista terapeuta para realizar a massagem relaxante com os devidos cuidados.

Contraindicações 

Evitar massagens como a linfática antes do terceiro mês de gravidez, pois nesse período é recomendado repouso absoluto, onde o corpo precisa reconhecer o feto e trabalhar as devidas mudanças para fortalecê-lo, assim será possivel evitar abortos espontaneos.

Gestante com hipertensão não controlada, está proibida de fazer certos tipos de massagem que envolve promover a circulação sanguínea, onde o mesmo poderá desencadear o aumento da pressão. Nesses casos é recomendado repouso e poucos esforços.

Caso tenha trombose também é proibido realizar qualquer tipo de massagem, mas há casos que é possível tomar medicações para controlar e tratar a trombose e ainda ser possível fazer alguns tipos de massagens leves e sem impactos como a reflexologia e a shiatsu.

Considerações finais

É muito importante ter responsabilidade em seguir as orientações médicas, para evitar problemas durante a gestação, sabe-se também que além, da massagem para se ter uma gestação saudável é preciso cuidar da alimentação e ter contato com a natureza.

Lembrando que encontrar cursos online com certificado é uma das melhores maneiras de garantir conhecimento técnico e de qualidade.

O que achou do conteúdo abordado? Caso tenha ficado alguma dúvida deixe nos comentários que em breve será respondido. Espero muito que tenham gostado do assunto, um grande abraço e até a próxima.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

você pode gostar também