Como decorar um quarto pequeno

Precisa de algumas dicas de como decorar um quarto pequeno? Do mesmo jeito que algumas pessoas podem achar fácil, outras podem considerar um pouco difícil.

Afinal de contas, por ser um ambiente menor, é mais fácil dele ficar “poluído”. Então, se você quer aprender algumas dicas sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo. Confira!

Como decorar um quarto pequeno? Ainda que esse possa parecer um pesadelo para você, saiba ser bem mais fácil do que você imagina.

E, no artigo de hoje, reunimos algumas dicas essenciais para facilitar esse processo para você. Quer saber quais são elas? Então confira essa matéria.

Por que decorar um quarto pequeno?

Se um quarto já é pequeno, por que você vai se dar ao trabalho de decorar? Afinal, isso não fará com que ele se torne ainda menor, deixando-o mais poluído, cheio de coisas dentro do cômodo? Ainda que esse pensamento faça sentido, na prática, não é bem assim.

Isso porque, quando você se preocupa com a decoração, todos os elementos que serão adicionados ao ambiente devem ser pensados e analisados com detalhe. Ou seja, ao decorar um quarto pequeno, ele não ficará mais afogado de coisas.

O que acontecerá é justamente o contrário? Quando você coloca apenas o que é necessário, um ambiente pequeno tende a ficar mais otimizado e funcional.

Então, não pense que a decoração só evidenciará o quão pequeno o seu quarto é. Pelo contrário.

Fora essas questões, não podemos deixar de citar que algumas técnicas de decoração contribuem para criar a sensação de que o espaço é maior que ele realmente é. Alguns jogos de cores, espelhos, etc. dão a sensação de expansão.

Sendo assim, você pode usufruir de vários benefícios ao investir em um projeto de decoração no seu quarto pequeno. E falaremos sobre todos os detalhes no decorrer deste artigo.

Como decorar um quarto pequeno?

Decorar um quarto pequeno não é tão difícil como você possa ter em mente. Na realidade, há alguns objetos bem simples, que na grande parte das vezes passam despercebidos, mas que podem ser utilizados como decoração.

Almofadas, jogo de lençol, cobre leito, tapetes pequenos e coisas do gênero podem fazer parte da decoração do seu quarto. Contudo, esse é um ponto que nem todo mundo se atenta. Por isso, nos tópicos abaixo, daremos mais dicas como essa. Confira.

Escolha cores claras

Lembra que falamos que algumas dicas podem criar a sensação de que o seu quarto é maior daquilo que realmente é? Pois é, essa é uma delas!

As cores claras dão ao nosso cérebro a ideia de expansão. Sendo assim, se o seu quarto for trabalhado nessa paleta, você terá essa sensação.

Portanto, caso você queira criar esse aspecto no seu quarto, não deixe de investir nesse tipo de decoração. Você pode apostar em cores claras como branco, bege, gelo e tons pastéis, por exemplo. Com certeza irão funcionar para esse efeito.

No entanto, se você não quiser cores dessa tonalidade nas paredes, você pode colocar nos seus móveis. Ainda que o efeito seja um pouco reduzido, a sensação ainda irá existir.

Ademais, caso você use o tom claro tanto nas paredes quanto nos móveis, o resultado será muito mais intenso.

Não abuse de itens decorativos

Como o seu espaço é inferior, não faz sentido você comprar vários itens para colocar no seu local. Então, dê preferência para aqueles que realmente são importantes e necessários. Ademais, é possível procurar por itens decorativos próprios para ambientes pequenos.

A exemplo, podemos citar o estilo minimalista. Esse estilo não é desenvolvido especificamente para ambientes pequenos.

Na verdade, o seu intuito é trazer o conceito de que “menos é mais”. Portanto, ele se encaixa bastante com aqueles que possuem o ambiente menor.

Móveis planejados

Não tem outra opção. Se o seu quarto é pequeno, e você quer aproveitar todos os espaços, torna-se essencial investir em móveis planejados. É verdade que esse pode ser um investimento um pouco caro, no entanto, é fundamental.

E isso acontece porque esse tipo de móvel é devidamente pensado para ocupar cada espaço do seu quarto. Ou seja, todo canto será o mais bem aproveitado possível. Ou seja, não cria margem para que o seu quarto fique poluído de vários móveis.

Fora isso, ao fazer móveis planejados, você pode investir em nichos, os quais podem ser utilizados para aumentar a decoração do seu ambiente.

Utilize espelhos

Os espelhos são peças coringas para quem tem quarto pequeno. E essa é uma realidade porque, além de passarem a sensação de que o seu ambiente é maior, ele também é uma ótima forma para decorar o seu local.

Contudo, de acordo com especialista, é preciso que ele seja inteiro. Ou seja, que se estenda ao longo de toda a altura do quarto.

Fora isso, como o espelho tende a refletir a iluminação, o seu quarto ficará mais bem iluminado, aconchegante e com a sensação de que é maior.

você pode gostar também