Vasos decorativos para sala, ideias para harmonizar o ambiente

Em nossas casas, comunicamos inconscientemente (ou conscientemente) o que amamos e apreciamos por meio de nossos pertences. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata dos acessórios que escolhemos. 

Arte em paredes, lembranças, relíquias de família e fotografias são apenas alguns dos itens que costumam ser usados ​​para compartilhar memórias e histórias não contadas.

E para tornar o design de um espaço mais interessante, você pode incluir vasos decorativos para sala. 

E, para além da decoração, compor ambientes com determinadas plantas, ajudam a purificar o ambiente. Pode até parecer difícil harmonizar a sala com esse acessório, mas garantimos que, se você considerar fatores, como tamanho, cor, estilo e forma, é possível deixar a sua sala ainda mais bonita, confortável e com a sua cara. 

Qual a importância em usar vasos decorativos para sala?

Usados ​​sozinhos ou em pares multidimensionais para equilíbrio, os vasos decorativos para sala são importantes porque funcionam muito bem como acessório próprio ou com plantas. 

Geralmente, os vasos podem ser colocados em qualquer lugar onde não interrompam a visão ou criem desordem… ou podem ser facilmente quebrados. Uma mesa de centro, por exemplo, é uma área natural para os vasos chamarem de lar. 

No caso em que um vaso é uma relíquia de família valiosa, uma caixa de exibição transparente ou armário de curiosidades é uma maneira charmosa e amigável de armazenar e deixá-lo exposto.

Acontece que eles estão disponíveis em inúmeras formas e completamente diferentes, gerando indecisão na escolha do vaso perfeito para nossa casa. Mas calma! Logo abaixo vamos te ajudar a escolher vasos decorativos para sala.

Vasos decorativos para sala: como escolher? 

decoração

Como existem diversas opções de vasos decorativos para sala, a escolha pode parecer um pouco complicada. Para descobrir o vaso certo para suas plantas e que se encaixa na sua preferência de decoração, você deve considerar alguns fatores, como:

O tamanho do vaso

O fator que cria uma enorme distinção na aparência das flores é garantir que os caules tenham o comprimento adequado para o vaso.

Siga uma regra básica ao selecionar o tamanho do jarro, as flores de corte devem ter uma altura e meia a 2 vezes a altura do jarro. Não use um vaso grande demais para plantas minúsculas; o vaso vai torná-los anões.

Por exemplo, pense nas dimensões do vaso, um grande vaso ficará deslumbrante se você colocá-lo no chão, no canto da sala ou se você gostaria de usá-lo para exibir algumas flores altas ou galhos.

Já um pequeno vaso pode ser decorado com plantas e flores coloridas que você pode usar como acessório de mesa ou perto de sua janela.

O frasco não deve atrapalhar outros componentes da decoração, por exemplo, se você colocá-lo à frente do espelho do banheiro, ele deve ser curto o suficiente para permitir que você se veja no espelho sem nenhum inconveniente.

A cor do vaso

Ao escolher as cores dos vasos decorativos para sala, você precisa considerar se a cor dele combina bem com a flor e o ambiente doméstico que você gostaria de criar. 

Por exemplo, você pode querer decorar sua sala de estudo ou escritório com cores quentes para ajudá-lo a manter a energia durante o trabalho, e um estilo de cores calmas no seu quarto ou sala para tornar o ambiente mais relaxante.

Evite usar um vaso de vidro transparente, a menos que você esteja disposto a fazer a manutenção da planta regularmente para disfarçar os caules das flores, que são claramente visíveis através do vidro.

A forma do vaso

A forma da jarra também é vital. Dependendo do tipo de arranjo de decoração que você deseja formar, você obterá um jarro estreito e alto ou um pequeno e côncavo.

Escolha uma jarra quadrada se você gostaria de apresentar seu buquê em uma área ampla. vasos quadrados fornecem um espaço de buquê para destacar, ideal para um ramo de flores bem embalado. os vasos quadrados também adicionam um toque de voga não convencional ou elegante à apresentação.

Use um jarro cilíndrico com gargalo cônico se você deseja exibir flores altas e finas. Uma jarra cilíndrica proporciona um visual mais minimalista que chama a atenção para os botões coloridos das flores e não para a jarra.

Um vaso que apresenta um tipo escultural que chama a atenção, caso em que se destaca com qualquer tipo de flor. Destaque sua beleza com a iluminação adequada ou colocando-a em um local estratégico.

Estilo e atmosfera doméstica que você gostaria de criar

Quando consideramos o estilo e o design do vaso, precisamos pensar sobre que tipo de atmosfera você gostaria de criar durante aquela área especificada. Um local relaxante para descansar ou produtivo para o seu trabalho e estudo ou um tipo de tema que o fascina.

Vaso com desenhos esculturais em forma de animais, as naturezas são as peças favoritas para um interior Art Déco ou Eclético. Enquanto vasos simples e neutros são ótimos para o estilo minimalista.

Plantas e flores para colocar em vasos decorativos para sala

Plantas e flores para colocar em vasos decorativos para sala

Agora que você já sabe o que deve considerar ao escolher vasos decorativos para sala, vamos te dar dicas de plantas e flores que podem ser usadas, além de orientação de cuidados. 

As plantas mais indicadas para comporem uma sala, são:  Lírio da Paz, Antúrio, Pleomele, Sansevierias, Dracenas, Pacová, Costela de Adão. Para decorações de mesa com flores de caule médio, como orquídeas, hortênsias, tulipas, rosas e cravos,  use vasos mais curtos. Pratos rasos são ótimos recipientes para flutuar flores e ficam muito bonitos com velas flutuantes. Gerbera, orquídea, pétalas de rosa são ótimas opções de flores.

No caso das flores, todas as folhas que ficarem imersas na água devem ser removidas, pois elas causam o acúmulo de bactérias.

Troque a água diariamente e não esqueça de podar os caules enquanto remove as folhas mortas e as pétalas. Desta forma, você maximiza seu prazer com esses acessórios delicados.

Enfim, a presença de vasos decorativos para sala, seja na mesa, na janela, ou até mesmo no chão, são acessórios indispensáveis para deixar o ambiente mais harmonioso, além de se encaixarem perfeitamente em diversos estilos de ornamentação. 

Vasos decorativos para sala