Cuidados para ter com bebês em dias frios

Para os bebês todos os cuidados com o frio são necessários

Todos os anos durante o inverno é possível observar o aumento de doenças respiratórias como rinites, resfriados e gripes. Para os pequenos essas doenças simples podem ser mais perigosas que para os adultos, por isso com eles todo cuidado é pouco.

Dos muitos cuidados que são necessários de se ter, é recomendado o uso de roupas quentes, edredom infantil, toucas e meias para manter os bebês sempre quentinhos.

Para que nossos pequenos se mantenham saudáveis nessa época, separamos algumas dicas essenciais.

Evitar ambientes fechados

Essa dica foi uma das mais faladas nos últimos dois anos durante a pandemia da Covid-19 e não é à toa. Sem a circulação do ar, a proliferação dos vírus e doenças respiratórias torna-se muito mais fácil. Nas escolas e creches essa é a principal recomendação.

Evitar aglomerações

Outra dica também muito recomendada nos últimos anos é a de evitar aglomerações, pois, além do coronavírus, outras doenças também podem ser transmitidas por vias aéreas.

Utilizar roupas quentes e adequadas para o frio

Agasalhar bem os filhos é essencial para essa época do ano. Calças, agasalhos e moletons não podem faltar nos looks dos pequenos, porém outra dica valiosa é que antes da chegada das frentes frias as roupas precisam ser muito bem lavadas, visto que normalmente as roupas de frio ficam guardadas por muito tempo acumulando poeira. 

A higienização não adequada pode provocar nas crianças reações alérgicas.

Lavar sempre as mãos

Uma das principais formas de se evitar doenças é a higienização correta das mãos. É indicado que essa limpeza aconteça principalmente antes de as refeições ou na hora de preparar os alimentos.

Ambiente limpo é sempre importante

Tempo frio é sinônimo de doenças respiratórias, portanto a poeira se torna uma grande vilã para as crianças. Casa limpa é uma ótima solução para evitar alergias e irritações.

Hora do banho

Quando está frio o nosso desejo é tomar aquele banho bem quente, mas com os bebês precisamos ter muito cuidado com a temperatura. A água muito quente pode machucar a pele das crianças causando ressecamentos ou até mesmo dermatites.

Uma ótima dica para saber a temperatura ideal é testar entre o polegar e o indicador, pois essa região é sensível semelhante à pele dos bebês. Mesmo com todos os cuidados, irritações podem aparecer, portanto, o melhor a se fazer é levar os pequenos ao pediatra.

Vacinas devem estar sempre em dia

Essa dica é valiosa para todas as crianças, principalmente as que já frequentam escolas e creches. Manter as vacinas em dia é muito importante para deixar as crianças saudáveis e evitar doenças mais graves.

É importante destacar que muitas doenças foram erradicadas graças à vacina em massa, ou seja, a proteção não é apenas individual, mas sim para toda a sociedade, pois evita a circulação da doença.

Alimentação não deve ser esquecida

Se o assunto é prevenção, a alimentação não deve ser esquecida, pois, uma boa nutrição garante o fortalecimento do sistema de defesa do corpo e com isso ajuda evitar infecções. 

Para garantir uma alimentação saudável não podemos esquecer de legumes, verduras e frutas e sempre evitar alimentos gordurosos e açúcares.

Sono bom, saúde boa

Antes de dormir é muito importante que o quarto esteja quentinho, mas atenção: aquecedores devem ser evitados, visto que eles diminuem a umidade do ar. 

Os pequenos devem estar sempre bem agasalhados, pois tendem a se descobrir durante a noite e precisam estar protegidos. 

Muitos médicos também alertam que não coloquem os filhos para dormirem juntos na mesma cama, pois pode aumentar os riscos de morte por sufocamento.

Cuidados para ter com bebês em dias frios