O que considerar antes de comprar um celular para uma criança?

Saiba como acertar na escolha do celular do seu filho

Muitos pais ficam em dúvida sobre o momento ideal para comprar celular para seus filhos. O número de crianças com acesso a celulares vem crescendo no Brasil nos últimos anos. A pesquisa Panorama Mobile Time, mostra que 49% das crianças até 12 anos possuíam um smartphone em 2021. 

O estudo também aponta para o crescimento expressivo do número de crianças na faixa entre 7 e 9 anos que possuem smartphones, saltando de 52% para 59% em 2021. 

Aqui vamos apontar os fatores que os pais devem considerar antes de comprar um celular para seus filhos. Confira quais são os principais na hora de escolher um celular para crianças:

Controle parental

Mesmo que a criança já tenha maturidade para lidar com o celular, a internet oferece muitos perigos e com isso é importante que o celular escolhido tenha opção de controle parental. 

Dessa maneira, os pais poderão controlar as atividades da criança, restringindo o acesso e o download de aplicativos e sites com conteúdo impróprio. E claro, também facilitando o controle contra possíveis compras feitas pela criança. 

Modelo simples de usar 

Mesmo que as crianças da atual geração já nasçam em um mundo rodeado de tecnologia, é fundamental escolher um celular que seja simples de usar para que elas não tenham dificuldade em mexer no aparelho. Por isso, dê preferência a modelos com interface simples e intuitiva. 

Principais recursos para crianças 

Não adianta dar um celular básico com acesso a poucos jogos e aplicativos, as crianças dessa geração tem uma boa base de tecnologia. Por isso, é importante comprar um celular que tenha os principais recursos para crianças, como um bom processador, memória RAM e espaço interno. 

Muitas crianças utilizam o smartphone para jogar e com isso, o aparelho precisa ter espaço para armazenamento e componentes que não travem na hora de jogar. Além disso, o celular precisa ter uma câmera de boa qualidade para a criança se divertir e tirar várias fotos dela, de seus brinquedos e com os pais. 

Proteção para o celular 

Por mais que os pais estejam sempre por perto na hora da criança usar o celular, é importante se preocupar com a proteção do aparelho. O primeiro ponto é escolher uma capa resistente e uma boa película de proteção, já que crianças podem deixar o celular cair ou molhar com mais facilidade. 

Outra dica é contratar um seguro para o celular do seu filho, o que é possível fazer na hora da compra. Muitas crianças levam o celular para a escola ou para brincar com os amiguinhos, por isso é necessário ter sempre proteção contra roubo e furto do aparelho. 

Custo-benefício 

Outro fator importantíssimo é buscar opções de melhor custo-benefício. Você não precisa comprar o aparelho mais caro para o seu filho, o ideal é escolher um smartphone que tenha bons recursos e caiba no seu orçamento. 

Use o primeiro celular como um teste para ter uma noção de como seu filho se ambienta ao aparelho. Assim, ao perceber uma maior maturidade da criança, você pode presenteá-lo com celulares mais potentes no futuro.

Quais são os benefícios de comprar um celular para crianças? 

É importante entender que presentear uma criança com um celular pode trazer ótimos benefícios para os pais. O primeiro deles é a facilidade de se comunicar com seus filhos. Os pais poderão ter contato com a criança por ligações telefônicas e mensagens de texto. 

Muitos smartphones também contam com sistema de GPS que pode ser ativado no aparelho dos pais para que eles possam monitorar por onde andam seus filhos. Além disso, se orientado da forma correta, o celular pode ser utilizado de forma educativa para que o filho possa se desenvolver na sala de aula com mais facilidade. 

Com as nossas dicas você poderá tomar uma boa decisão e comprar o melhor celular para o seu filho. Busque conversar com as crianças, entender por que elas querem um smartphone e explicar os riscos que a internet oferece. Além disso, sempre esteja por perto para monitorar o uso do aparelho.  

você pode gostar também