Pode lavar panela de alumínio na lava louça?

Será que pode lavar panela de alumínio na lava louça? Segundo recomendação dos fabricantes de panelas de alumínio, como a Electrolux, mesmo que você tenha uma das melhores lava-louças, o ideal é lavar e polir panelas de alumínio à mão periodicamente. Por que, elas até podem ir na lava louça, mas com o tempo o metal escurece.

A ideia de colocar todas as panelas na máquina de lavar louças é muito tentadora. Afinal, cozinhar é uma tarefa de ai e precisamos fazer isso mais de uma vez por dia. E o resultado são muitas panelas sujas diariamente.

Mas, nem todo tipo de panela pode ir na lava-louças. E quando se trata de alumínio, é preciso ter alguns cuidados como veremos a seguir.

Entenda se pode lavar panela de alumínio na lava louça

Sim, você pode lavar suas panelas de alumínio na lava louças. Porque, o alumínio é um dos materiais que podem ser lavados na maioria das lavadoras.

Entretanto, a possibilidade de lavar o alumínio na lava louças também depende da marca e do modelo da sua máquina. Então, antes de fazer isso, verifique quais são as especificações do fabricante no manual de uso da sua lava louça.

Caso tenha alguma dúvida, o ideal é ligar para o fabricante. Geralmente, as marcas têm um número para atendimento do consumidor. E você pode encontrá-lo na caixa do produto, no manual de uso ou até na internet, com o Google.

Lembre-se que colocar louças de materiais não permitidos na sua lava louça podem estragar o eletrodoméstico.

Pode lavar panela de alumínio na lava louça, mas nem sempre…

Colocaram suas panelas de alumínio na sua lava-louças, com tanto que o seu modelo aceite o material, é possível. Portanto, quando você estiver com pressa ou não muito afim de lavar louças, essa é uma ótima ideia.

No entanto, com o tempo o alumínio que é lavado apenas dessa forma tende a escurecer. Isso significa que as suas panelas vão perder o brilho, e podem não ficar muito bonitas na sua cozinha.

Para evitar que o alumínio fique opaco o mais recomendado é alternar lavagens a mão e lavagens na lava louça. Por que, dessa forma, você pode polir o metal e garantir que ele continue brilhante.

O jeito certo de colocar panela de alumínio na lava louça

Então, você já sabe que pode lavar panela de alumínio na lava louça. No entanto, você deve ter cuidado ao colocar suas panelas para lavar junto com outros tipos de louças. 

Pois, é muito fácil riscar e arranhar panela de alumínio. Logo, durante o processo de limpeza as suas panelas podem acabar com riscos e arranhões provocados por louças ou talheres encostados nelas.

Dessa forma, coloque suas panelas de alumínio sozinhas para lavar ou garanta que nada vai estar apoiado nela durante a lavagem.

Pode lavar panela de alumínio na lava louça, mas cuidado com o tamanho das panelas

Não se esqueça também que as lava louças possuem limite de tamanho. Portanto, não são todas as panelas que podem ir na lava louças, mesmo que sejam feitas de alumínio ou outro material permitido.

Se você perceber que a panela é muito grande para o seu equipamento, Não tente colocar a panela na lavadora. Por que você pode acabar danificando o eletrodoméstico.

E mesmo que a panela encaixe de alguma forma, se ela ficar mal apoiada ou apertada, é provável que a panela fique toda arranhada. Ou até mesmo que o seu equipamento estrague na lavagem.

Conclusão

As panelas de alumínio podem ir na lava louça, mas não em todos os modelos e marcas. Então, verifique as instruções do fabricante da sua lavadora com antecedência.

Além disso, considere que se você lavar as panelas de alumínio apenas na lava-louças, o metal vai escurecer com o tempo. Logo, o ideal é alternar com lavagens à mão para polir e dar brilho.

Ainda tem dúvidas se pode lavar panela de alumínio na lava louça? Quer mais dicas como essa? Deixe seu comentário!

você pode gostar também