Como ser afiliado do Mercado Livre

Primeiramente, se você trabalha com marketing talvez já tenha se perguntado como ser afiliado do Mercado Livre? Afinal, estamos falando do maior marketplace do Brasil, sendo uma grande vitrine para divulgar todos os tipos de produtos. 

Sendo assim, entenda que a plataforma não possui um programa de afiliados próprio, nem abre espaço para que sejam divulgados links externos. 

Então, em teoria, não dá para se afiliar a produtos anunciados no marketplace, ao menos não diretamente lá. Bem como não é possível anunciar produtos afiliados com links externos.

Na verdade, o que há são algumas “gambiarras”. Uma vez que tem pessoas que adicionam links de afiliados na descrição dos produtos, por exemplo, e convidam os usuários a copiar e colar o link no navegador para fazer a compra. 

No entanto, é essencial ter atenção aos Termos e Condições de Uso do Mercado Livre e sempre acompanhar as atualizações feitas. Isso porque caso esse tipo de divulgação infrinja alguma regra, pode acabar prejudicando a qualificação do vendedor dentro da plataforma. 

Então, se você quer ser um entregador mercado livre, confira sobre a divulgação de links externos na plataforma.

Em suma, o site pode ter links para sites de terceiros. Dessa maneira, o Mercado Livre não possui controle sobre estes sites, não sendo responsável pelos conteúdos, materiais, ações e serviços prestados por eles. 

Isso significa que a presença de links de outros sites não implica uma parceria, relação, aprovação ou respaldo do Mercado Livre com qualquer outro site e seus conteúdos.

Ou seja, ao divulgar qualquer links externos a plataforma não se responsabiliza pelas compras. Dessa maneira, o cliente fica de fora das normas de segurança do marketplace, assim como o próprio vendedor. 

Como ser afiliado do Mercado Livre?

Vale destacar que há uma alternativa para divulgar os produtos afiliados no Mercado Livre, sem ser colocar o link na descrição do produto. Entretanto, é necessário cuidado e responsabilidade para realizar esse tipo de venda da maneira correta. 

Nesse caso, você precisa primeiro comprar os produtos e revendê-los na plataforma. Ou seja:

  • você compra uma determinada quantidade do produto na plataforma de afiliado da qual faz parte;
  • quando recebe o produto, anuncia e vende no Mercado Livre.

Uma vez que os afiliados possuem desconto na compra de produtos, pode ser possível lucrar com a revenda. No entanto, é preciso fazer as contas, considerar os gastos de envio, para entender quando vale a pena fazer essa logística. 

Mais um ponto importante é prestar atenção também às regras da marca ou plataforma afiliada e se enquadrar na política de preços.

Isso porque uma prática comum é um afiliado comprar determinado produto com desconto e revender  no Mercado Livre por um preço inferior ao do vendedor ou marca original. A menos que isso seja permitido dentro das regras do produto, precisa ser evitado.

Melhores sites de afiliados do mercado: confira

Além disso, ao se tornar um afiliado mercado livre, você pode utilizar os seguintes sites:

  • Google AdSense;
  • Hotmart;
  • Nuvemshop;
  • Eduzz;
  • Monetizze;
  • Lomadee;
  • Hotwords;
  • Associados Amazon.

Dá para vender como afiliado sem ter estoque do produto?

Saiba que essa é outra prática que pode infringir as regras da plataforma. Assim, se você espera ter uma venda do seu anúncio para então fazer o pedido do produto, de modo que ele seja entregue diretamente para o cliente, está deixando as duas partes vulneráveis. 

Primeiramente, você está vulnerável ao serviço de entrega do seu fornecedor. Ou seja, caso demore ou aconteça qualquer erro, você perde pontos no Mercado Livre e terá menos chances de conseguir vender depois. 

Além disso, o cliente também fica no prejuízo porque não consegue, por exemplo, rastrear o status da entrega através da plataforma. 

Por fim, para vender como afiliado ou não no Mercado Livre, é necessário ter cuidado também com os dados dos seus compradores e como eles vão ser repassados para o fornecedor.

Como vender infoprodutos no Mercado Livre?

No geral, diversas pessoas que trabalham como afiliados digitais vendem infoprodutos, como e-books, vídeo aulas, entre outros. Porém, como o Mercado Livre não comporta a venda através de links externos, esse tipo de anúncio não é adequado.

Ou seja, caso deseje anunciar produtos dos quais é afiliado no Mercado Livre, eles devem ser produtos físicos e estocados direto com você.

Caso contrário, a saída é colocar os links na descrição de anúncios de outros outros produtos. 

Quanto um afiliado consegue ganhar por mês?

Ainda que sua renda como afiliado possa ser imprevisível, ao considerar a possibilidade de trabalhar quando e de onde quiser, além do custo baixo inicial e da possibilidade de lucrar, podemos dizer que vale a pena trabalhar como afiliado.

Uma vez que um afiliado consegue ganhar menos de R$100 por mês ou até mesmo mais de R$10 mil. Tudo vai depender da quantidade de produtos que ele vende na plataforma e, também, da porcentagem de comissões disponíveis pelos produtos em questão.

No entanto, vale destacar que a comissão do Mercado Livre é calculada da seguinte forma: independentemente do valor do produto, o percentual é de 11% com anúncio Clássico e 16% com anúncio Premium.

Como ter sucesso ao vender no Mercado Livre?

Por fim, uma ótima maneira de iniciar suas vendas no Mercado Livre é montar um pequeno estoque de produtos. Dessa maneira, não é preciso colocar links externos às descrições dos produtos para fazer uma venda.

Para isso, invista em produtos que possuem um baixo custo e boa demanda, para que você possa garantir um bom preço de revenda.

Além disso, você consegue utilizar os recursos disponíveis na plataforma para criar artigos informativos sobre os produtos que está vendendo. Lembrando que uma imagem de qualidade dos produtos também chama a atenção dos seus consumidores.

Através da lógica da plataforma, quanto mais você vende, mais chances você tem de ser recomendado para outros compradores. Por isso, investir em anúncios pagos é uma excelente estratégia para aumentar o volume de vendas.

Para isso, basta criar os anúncios dos produtos oferecidos no Mercado Livre e, então,  anunciar em players, por exemplo, Google Ads e Facebook Ads.

Sendo assim, garanta que o cliente tenha a melhor experiência possível na sua loja, com boas formas de pagamento, entrega rápida, excelente atendimento e produtos de qualidade.

Então, o que achou sobre como ser afiliado do Mercado Livre? Deixe nos comentários.

você pode gostar também