MULHERES podem conquistar importante CIRURGIA REPARADORA pelo SUS: entenda

Ainda está em discussão na Comissão de Assuntos Sociais o Projeto de Lei (PL 2291/2023) da senadora Margareth Buzetti do partido PSB-MT, um projeto que visa ampliar o direito das mulheres à cirurgia reparadora dos seios em todos os casos de mutilação, seja ela parcial ou total. E atualmente o procedimento garantido em lei está limitado a câncer de mama, e a Senadora Damares Alves do Republicanas é a relatora do projeto. 

Ou seja, as leis restringem todos os procedimentos aos casos decorrentes de câncer de mama e deixa para fora pacientes que já tiveram os seios deformado por outros problemas e um deles por exemplo é traumatismo ou agressões. E no projeto, além do SUS (Sistema Único de Saúde) os planos provados de assistência médica também deverão garantir essa cirurgia. 

MULHERES podem conquistar importante CIRURGIA REPARADORA pelo SUS entenda
cirurgia reparadora no SUS já é quase garantido. Imagem: Freepik

Cirurgia reparadora 

A senadora Margareth Buzetti, do Mato Grosso, que é a autora da proposta enfatizou o direito à essa reparação e faz parte da autoestima das mulheres, complementou A gente não precisa ter uma sentença de morte para ter direito a uma reparação. Porque só um câncer maligno você teria direito à reparação e são várias causas de mutilação, acidente e outras doenças que a mulher pode perder a mama. E por que não reparar?  Nem os planos de saúde o fazem porque não está na lei”. 

O senador Otto Alencar, do partido PSD da Bahia defendeu a aprovação desse projeto e enfatizou que essa cirurgia reparadora de mama ampliada já é debatida há alguns anos pelo Conselho Federal de Medicina, Otto disse “O mérito é excelente. A justificação remete à existência, há de mais de 25 anos, de reflexão sobre o tema na sociedade, e justamente na instância mais apta para isso: o Conselho Federal de Medicina”. 

Veja também: Uma cirurgia plástica pode ajudar a aumentar sua autoestima?

Não tem como pensar que haja mutilação e que não haja reconstituição do órgão e na Comissão de Assuntos Sociais, esse projeto aguarda o relatório da senadora Damares Alves, do partido Republicanos do Distrito Federal com a supervisão da Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe. 

A autoestima da mulher vale tudo, principalmente quando se trata dos seios e quando o assunto é relacionado a agressão ou traumatismo, é algo que já devia estar solucionado por estar há anos em debate. 

Veja também: Quais são os tipos de cirurgia plástica?

você pode gostar também