Afinal, existe um padrão de beleza brasileiro? Descubra agora mesmo!

Você já deve ter ouvido falar em padrão de beleza brasileiro. Mas será que ele realmente existe? Este é um tema polêmico e que abre espaço para inúmeras discussões. Afinal, padronizar belezas minimiza uma das maiores características do nosso povo: a miscigenação.

No entanto, não podemos ignorar que alguns cuidados com saúde e estética colaboram para colocar o brasileiro entre os mais belos do mundo. Aliás, a quantidade de pacientes que procuram por um dentista em Ceilândia para realizar clareamento dentário só aumenta!

Então, o que acha de aprofundarmos um pouco mais neste assunto? Veja as características que nos diferenciam dos gringos!

O que é padrão de beleza?

O padrão de beleza pode ser resumido como um conjunto de características consideradas como ideais por um grupo de pessoas. Exatamente por isso, ele varia com o tempo, cultura e idade.

Estamos dizendo que uma pessoa considerada bonita no Brasil pode não ser no Oriente Médio. Mas isso não significa que a beleza seja relativa, como veremos ao longo deste artigo.

A verdade é que, embora sejamos seres únicos, estamos sempre buscando nos encaixar em um modelo que consideramos agradável e interessante.

O padrão de beleza nos oprime?

Nos últimos anos, percebemos uma discussão acerca do conceito de padrão de beleza. Afinal, a existência desse padrão seria um fator de opressão e preconceito? Na prática, não!

O ser humano sempre buscou o belo. Se você parar para avaliar grandes nomes da história, como Cleópatra, verá que existia um cuidado com a beleza — de acordo com os padrões da época.

Aliás, no Egito Antigo, o ideal de beleza estava associado a mulheres com longos cabelos, rosto simétrico e corpo magro. Já na Idade Média, ele praticamente se inverteu.

Nossos avós e pais também buscaram um padrão e as próximas gerações também buscarão. Por que isso acontece? Uma das principais justificativas é a autoestima e este é um fator que demonstra o quanto pensar na estética e autocuidado é importante.

Afinal, existe um padrão de beleza brasileiro?

Somos diferentes e as diferenças nos tornam ainda mais únicos e especiais. Além disso, o padrão de beleza brasileiro evoluiu ao longo dos anos e, certamente, não será o mesmo daqui uma década.

Então, quais as características físicas podemos destacar no atual padrão de beleza brasileiro? Veja alguns dos principais pontos valorizados no país:

  • altura mediana — entre 1,58m e 1,70m;
  • silhueta com curvas.

Ocorre que, embora a maioria das mulheres brasileiras estejam dentro destes parâmetros, não podemos dizer que este é o único padrão de beleza no país. Isso porque, como já destacamos, as preferências mudam conforme a idade e até a região do país.

Além disso, estaríamos reduzindo a beleza brasileira e desconsiderando o que realmente faz o povo brasileiro ser considerado tão bonito pelos gringos. Ou seja, a mistura de etnias: índios, europeus, negros e asiáticos.

A busca pela beleza: o que o brasileiro não abre mão?

Deixando de lado essa questão de encontrar um padrão de beleza brasileiro, precisamos dizer que a busca beleza é algo que está intrínseco em nossa cultura. Brasileiros e brasileiras são extremamente vaidosos e isso chama a atenção em todo o mundo.

Na verdade, somos um país recordista de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos. Por isso, estar feliz com o reflexo no espelho não é apenas um capricho, é um objetivo levado a sério por aqui.

Veja, a seguir, alguns procedimentos e cuidados que estão em alta e fazem parte da rotina do brasileiro!

Clareamento dentário

Dentes brancos e reluzentes fazem parte do sorriso dos sonhos do brasileiro. Exatamente por isso, a busca por clareamento dentário cresceu bastante no país e tem se tornado um procedimento comum nos consultórios odontológicos.

Vale destacar que a descentralização das clínicas e a popularização do acesso à saúde bucal contribui para o aumento desses procedimentos.

Preenchimento labial

Você certamente já viu um famoso ou até mesmo algum conhecido na rede social realizando um preenchimento labial. Este é mais um dos procedimentos estéticos que estão em alta no país e ajudam a aumentar a autoestima de quem não está satisfeito com o formato dos lábios.

No entanto, fica um alerta: é essencial escolher com atenção o profissional responsável. Opte por um especialista e verifique suas credenciais e as avaliações de outros pacientes.

Aplicação de toxina botulínica

O Botox é outro campeão da busca pelo padrão de beleza brasileiro. A substância pode ser aplicada por dentistas e médicos e ajuda a prevenir os sinais de envelhecimento.

Além disso, a toxina botulínica pode corrigir pequenas imperfeições na face, tornando-a mais harmônica. E o melhor: o procedimento é simples e rápido e não costuma causar grandes desconfortos ou efeitos colaterais.

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica. Ou seja, um procedimento mais complexo e que exige internação e atuação de um médico especialista e experiente.

O Brasil é um recordista de cirurgias deste tipo, atraindo homens e mulheres. Os locais em que há a maior retirada de gordura são: barriga, pernas, braços e culotes.

Rinoplastia

Fechando nossa lista de procedimentos estéticos em alta, está a Rinoplastia. Aliás, nos últimos anos, a cirurgia do nariz figurou entre as mais realizadas no país, como um reflexo do isolamento social e aumento da exposição em redes sociais e videochamadas.

Assim como a lipoaspiração, é preciso estar seguro da decisão e confiar em um especialista. Afinal, uma mínima intervenção no nariz pode alterar bastante a fisionomia do paciente.

O verdadeiro padrão de beleza brasileiro é o autocuidado!

Seja você homem ou mulher, o verdadeiro padrão de beleza brasileiro é o autocuidado. A busca por um corpo ideal não deve jamais ignorar suas características pessoais, mas contribuir para deixá-lo mais feliz.

Autoestima importa e isso não é uma busca irrelevante. No entanto, é importante cuidar para que isso não se torne uma jornada estressante e que prejudique sua vida e saúde. Portanto, seja feliz e aprenda a valorizar aquilo que você tem de único e especial. Afinal, a beleza não é relativa, mas é múltipla!

você pode gostar também