O que a mulher sente na depressão pós-parto?

Primeiramente, saiba que não são todas as mulheres que apresentam depressão pós-parto, estima-se que de 10 a 20% das mulheres serão afetadas por uma depressão após o nascimento do bebê.

É um problema psicológico que pode ocorrer logo após o parto, mas pode se manifestar bem mais tarde, durante o ano que segue o nascimento do bebê.

Embora os sintomas possam variar de mulher para mulher, é essencial quem está à sua volta estar bem atento, até mesmo ao longo da gestação.

Isso porque, mulheres que apresentam depressão ou ansiedade durante sua gravidez são mais suscetíveis de serem afetadas por uma depressão após o parto.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre depressão pós-parto, os sintomas e os tratamentos, esse post vai explicar tudo!

O que a mulher sente na depressão pós-parto?

A mulher pode sentir uma tristeza profunda, um humor instável, um sentimento de culpabilidade ligado a uma incompetência de cuidar de seu bebê. Isso provoca uma ansiedade muito forte em relação à saúde ou segurança do bebê.

Por sua vez, ela tem medo de fazer mal à criança, inclusive, algumas mulheres dão a impressão de se desinteressar pelo seu filho.

Enfim, uma mulher que apresenta depressão pós-parto tem uma tendência a se isolar, tendo até pensamentos mórbidos e suicidas.

Daí a importância de estar muito atento e assim que os primeiros sintomas surgirem, o melhor a fazer é buscar auxílio com psicólogos experientes o quanto antes.

Veja outros sintomas da depressão pós-parto:

  • Fadiga constante e acompanhada de problemas de sono, como por exemplo, insônia;
  • Irritabilidade;
  • Choros sem explicação e frequentes;
  • Ausência de prazer ao cuidar do bebê;
  • Sentimento de desvalorização, achando que não é uma boa mãe;
  • Distúrbios alimentares.

Por fim, quando uma mãe sofre de depressão pós-parto, ela pode apresentar um ou vários sintomas.

Quais as causas da depressão pós-parto?

Na verdade, não existe uma causa única, da mesma forma que outros tipos de depressão. É antes de tudo uma combinação de fatores que podem desencadear um estado depressivo.

A depressão pós-parto pode ser explicada por mudanças hormonais na jovem mãe, além do esgotamento, falta de sono…

Uma outra explicação é que a chegada de um bebê é uma mudança muito grande na rotina, e agora a mãe é responsável por um outro ser humano.

Por fim, a chegada de um bebê pode também fragilizar a autoestima ou o casal, especialmente para os pais que não estavam preparados.

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

É preciso diferenciar o baby blues da depressão pós-parto. Mesmo se os sintomas são parecidos, a depressão pós-parto é mais longa e mais grave do que o baby blues.

A síndrome do “terceiro dia” (ou baby blues) é um transtorno de humor que é temporário e considerado sem gravidade.

Como o nome já sugere, se manifesta alguns dias após o parto e é causado pelas mudanças hormonais que seguem à chegada do bebê.

Se o baby blues durar mais de 10 dias, trata-se de uma depressão pós-parto, sendo então necessário buscar ajuda profissional e se possível, a mãe não deve permanecer sozinha.

Como diagnosticar e tratar a depressão pós-parto?

É indispensável identificar a tristeza da futura mamãe durante a gestação para ajudar na prevenção.

Como já foi dito, mulheres que apresentam sintomas depressivos ou de ansiedade durante sua gravidez, têm uma maior chance de ter uma depressão pós-parto.

Assim, quanto mais cedo a mulher for diagnosticada, mais rápido será possível iniciar um tratamento.

Como tratar a depressão pós-parto?

Dois tratamentos permitem tratar a depressão após o parto:

  • A psicoterapia, que pode ser uma terapia online ou presencial;
  • Uso de antidepressivos.

Em casos mais graves, será necessário a hospitalização, especialmente quando há ideias suicidas.

Conclusão

É claro que a maternidade é algo positivo, porém, pode ser um período mais complicado para algumas mães, e isso não tem nada a ver a não gostar e amar aquela criança.

Por isso, é crucial prestar muita atenção ao o que a mulher sente na depressão pós-parto e buscar ajuda especializada o mais breve possível!

você pode gostar também