Como colocar cadeirinha no carro corretamente?

Tem dúvidas sobre como colocar cadeirinha no carro corretamente? Se você vai pegar a estrada com seu filho pequeno precisa tomar alguns cuidados ao instalar a cadeirinha no seu veículo. Para isso, você deve ler o manual de instruções, verificar se a cadeirinha está fixa no lugar e deixá-la em posição reclinada.

É importante sempre transportar bebês durante viagens em veículos automotivos em cadeirinhas próprias para essa função. Pois, isso garante a saúde e a segurança das crianças durante todo o trajeto. 

Dados da Organização Mundial da Saúde – OMS revelam que o uso desse equipamento diminui em até 70% as chances de morte de crianças pequenas em acidentes de trânsito.

Acompanhe, afinal, não adianta escolher as melhores cadeirinhas para auto, mas não colocar cadeirinha no carro corretamente. 

Então, como colocar cadeirinha no carro de forma correta?

Em primeiro lugar, você deve ver com atenção o manual de instruções do fabricante da sua carteirinha. É aí que você vai encontrar instruções detalhadas sobre como instalar o produto que você comprou conforme as especificações próprias para aquele modelo.

Por exemplo, você vai encontrar recomendações sobre como instalar no banco traseiro ou no banco frontal. Além de instruções sobre como posicionar o cinto de segurança e até mesmo o bebê dentro da cadeirinha.

A instalação da cadeirinha deve ser feita sobre um dos bancos do veículo. E a maior parte dos modelos utilizam cinto de segurança de três pontos do próprio carro para prender a cadeirinha no lugar. 

Entretanto, já existem no mercado alguns dispositivos que você pode instalar com encaixe. Ou seja, sem depender do cinto de segurança do seu carro.

O banco traseiro é mais seguro para instalar a cadeirinha

Como colocar cadeirinha no carro no lugar certo? Embora seja possível utilizar a cadeirinha no banco frontal, existem estudos que comprovam que o melhor lugar para o bebê conforto do seu filho é o banco traseiro.

Isso porque, no banco traseiro, os riscos de ferimentos graves e acidentes fatais são muito menores para criança. Além disso, saiba que no Brasil só é possível instalar a cadeirinha no banco da frente em casos específicos permitidos por lei. Confira:

  • Se o veículo só tiver exclusivamente bancos frontais;
  • Quando os bancos traseiros do veículo já estiverem totalmente ocupados por menores de 10 anos de idade;
  • Se o cinto de segurança do banco traseiro for fabricado com 2 pontos, o que não permite a fixação da cadeirinha.  

Dicas práticas sobre como colocar cadeirinha no carro

Após concluir a instalação da cadeirinha você deve fazer um teste para verificar se ela está fixa. Portanto, tente movê-la e se ela sair do lugar com facilidade e ficar se movendo, é preciso rever a instalação.

Além disso, durante a instalação, você deve tomar alguns cuidados, como segue:

  • Verifique se o cinto de segurança que vai prender a cadeirinha não está dobrado;
  • Se for instalar a cadeira no banco traseiro, lembre-se de deixar o espaço suficiente em relação ao banco da frente;
  • Deixe a cadeirinha levemente inclinada, já que isso facilita na hora de colocar o cinto de segurança.

Dicas finais 

Lembre-se que por lei toda criança menor de 10 anos de idade deve ser transportada no banco traseiro. Salvo nos casos mencionados no segundo tópico desse texto.

Por fim, se você for transportar o seu bebê na cadeirinha no banco frontal, lembre-se de desligar o airbag para o passageiro. Pois, em um acidente a abertura do Airbag frontal pode causar sérios ferimentos às crianças no banco da frente.

Quero mais dicas sobre como colocar cadeirinha no carro? Então, comente!

você pode gostar também