Como me preparar para conseguir uma bolsa de estudo

O Prouni 2023 é um programa de bolsa de estudos criado pelo governo federal com o intuito de conceder bolsas em instituições particulares de ensino superior. O programa usa como meio de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, e é atualmente um dos mais procurados pelos estudantes que não tem condições financeiras de bancar os seus estudos.

Com o aumento de sua popularidade desde que foi criado, em 2004, o Prouni tem sido um programa cada vez mais disputado e os interessados em suas bolsas se perguntam cada vez mais: como me preparar para conseguir uma bolsa no Prouni? Confira logo abaixo algumas dicas sobre o ProUni 2023.

Prouni, como posso me preparar?

A primeira dica que pode te ajudar a conseguir uma bolsa no Programa Universidade para Todos é estudar para o exame que serve como qualificação, e como método d seleção, para o mesmo.

Como me preparar para conseguir uma bolsa de estudos

O Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, é tido como um vestibular nacional, ou seja, ele serve com um meio de ingresso em instituições de ensino superior (públicas e particulares) então, se preparar e estudar para o mesmo é uma maneira de conseguir uma bolsa no Prouni.

Relembre o conteúdo estudado no Ensino Médio

Sabemos que muitos dos realizam a prova do Enem, com o intuito de conseguir uma bolsa de estudos, são adultos que concluíram o ensino médio há algum tempo. Também sabemos que, infelizmente, poucos conseguem lembrar com facilidade os conteúdos aprendidos na adolescência.

Porém, aqueles que desejam realmente se preparar para prestar um bom exame, devem dedicar uma boa parte do seu tempo de preparação aos estudos. As matérias a serem estudadas são diversas, variando desde Língua Portuguesa até mesmo fatos atuais.

Como os conteúdos a serem estudados podem ser muitos é recomendado que você dedique mais tempo e atenção para as matérias com as quais tem mais dificuldades. Por exemplo, se você domina bem os assuntos relacionados à biologia, pode dedicar uma parte do tempo em que estudaria a matéria, se aprofundando em conteúdos com os quais tem mais dificuldades, como matemática, histórias ou inglês, por exemplo.

Assuntos da atualidade, de diversos temas e gerados por diversos acontecimentos em nível nacional, internacional, da esfera física e virtual, que influenciem e geram discussões na agenda pública também devem ser estudados. O que isso significa? Que para ter um bom desempenho na prova do Enem e assim conseguir uma das vagas Prouni 2023, você deve se manter sempre bem informado. Afinal, esses assuntos podem cair em questões da prova e geralmente costumam estar entre os possíveis temas escolhidos para a redação.

Veja mais sobre a redação

Uma das maiores dúvidas par alunos que querem uma bolsa no Prouni é a respeito do tema escolhido para a redação do Enem. Mas mais importante do que estar familiarizado com os possíveis temas é o treino de uma boa redação que siga o molde dissertativo-argumentativo geralmente proposto na prova.

O domínio da norma culta e a diferenciação entre linguagem escrita e falada também contam a favor do candidato.

Fique atento aos prazos

Após a prova, é importante ficar atento aos prazos para divulgação da nota e para as inscrições Prouni 2023. Fique atento também aos documentos solicitados e as datas da segunda ou terceira chamada, caso você tenha entrado na lista de espera.

Para mais informações você pode acessar o portal do Ministério da Educação (MEC) na internet. O período para inscrições da próxima edição do Prouni deve ter início no começo de 2023.

você pode gostar também