BibliON lança série de podcast “Criança Lê”

Uma série voltada especialmente para o público infantil, busca despertar o amor pela leitura, além de jogar luz aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo – BibliON – lança a sua primeira série de podcast chamada “Criança Lê”, que tem como propósito oferecer a crianças e adolescentes subsídios que propiciem debates e reflexões a respeito dos temas propostos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).  O material foi elaborado a partir de livros indicados no catálogo Capítulo Brasil, da FNLIJ (Fundação Nacional do livro infantil e juvenil). As metas estabelecidas pela organização internacional são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses são os intuitos ambiciosos e interconectados para os quais as Nações Unidas estão buscando atingir para a população nos próximos anos. 

Em cada episódio os ouvintes terão a chance de conhecer, por meio de livros indicados pela FNLIJ, um pouco mais sobre cada um dos 17 ODS para 2030 no Brasil, que são os seguintes: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria; Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meio de Implementação. 

O Criança Lê conta com a mediação de leitura/narração de Kiara Terra juntamente com crianças e jovens de 6 a 12 anos. O material está disponível nos principais agregadores de podcasts e podem ser acessados pelos links abaixo:

BibliON: https://biblion.odilo.us/info/00949262
Spotify: https://open.spotify.com/show/5odl5ykipabHgXzadvbcVo?si=929e22e46f114ebe
Deezer: https://deezer.page.link/j8XVtGScG9djjECc6
Apple Podcasts: BibliONCast on Apple Podcasts
Amazon: https://music.amazon.com.br/podcasts/8deb7d26-d8a9-4af2-b065-1a4816bf2a6e
Pocket Casts: Criança Lê: Aquilombar-se – #Ep1 – BibliONCast (pca.st)
Cast Box: BibliONCast (castbox.fm)
Rádio Public: BibliONCast on RadioPublic
Stitcher: BibliONCast on Stitcher
Anchor: BibliONCast • Um podcast na Anchor
Google Podcast: disponível aqui

O primeiro episódio em vídeo da Série Criança Lê também está disponível para acesso gratuito em:

BibliON: https://biblion.odilo.us/info/00949335
Youtube SisEB: https://www.youtube.com/watch?v=yv-1A35-CWU

Alguns dos livros indicados pela ONU e que fizeram parte da construção do podcast estão disponíveis para leitura gratuita na BibliON. 

BibliON

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Ou seja, caso ele já esteja alugado, não se preocupe, ele estará apto para leitura em até 2 semanas. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Assessoria de Imprensa – BibliON

Growth Comunicações

Nathália Sanches

Beatriz Nogueira

Katia Motizuki

você pode gostar também