O que é Calêndula? Quais os benefícios?

A calêndula é um dos tipos de planta medicinal mais usada aqui no Brasil, entretanto, nem todos a conhecem ou sabem de todos os seus benefícios.

Esta planta, também conhecida por margarida dourada, por bem-me-quer, mal-me-quer e vários outros nomes, é muito eficaz para cuidar de diversos tipos de problemas.

Sendo assim, se você ainda não sabe o que é calêndula e os benefícios dela, não deixe de ler este artigo até o final. Acompanhe!

Calêndula: Saiba o que ela é!

A calêndula, cujo nome científico é Calêndula officinalis, trata-se de uma planta medicinal que tem muitos benefícios, sendo eles os mais variados possíveis.

A partir do conhecimento popular, esta planta passou a ser usada pelas pessoas para tratar, principalmente, os problemas relacionados com a pele, como as inflamações e as queimaduras.

Entretanto, engana-se quem acredita que os benefícios são apenas esses, pois eles vão muito além.

A calêndula, cujo nome popular pode ser margarida dourada ou ainda verrucária, entre outros, está presente no Brasil desde a metade do século 18, quando os europeus a trouxeram para cá.

Muitos estudos foram feitos com essa plataforma para entender quais são os seus benefícios, e isso a fez muito popular.

Não à toa, é possível encontrar nas lojas que vendem produtos naturais, em feiras livres, em farmácias de manipulação, e outras formas.

Apesar de todo esse conhecimento que já existe sobre a planta, há quem não saiba muito bem para que ela serve e nem como tirar o máximo de proveito do seu uso.

Clique aqui e veja mais curiosidades incríveis sobre a calêndula.

Calêndulas: Conheça alguns dos principais tipos existentes

A verdade é que a calêndula não é apenas uma única planta, como muitos podem acreditar, há trintas tipos diferentes, até o momento, ao redor do mundo.

Cada tipo de calêndula atua de uma maneira diversa no organismo, o que faz com que seja importante conhecer os tipos e saber qual a melhor opção para você.

Entre os tipos principais estão:

  • Calendula eckerleinii
  • Calendula meuselii
  • Calendula arvensis
  • Calendula suffruticosa
  • Calendula officinalis

As calêndulas, apesar dos vários tipos distintos, possuem algumas características que são semelhantes, como seu tamanho médio, das flores, entre outras.

Calêndula: Entendendo para que serve esta planta

A calêndula, como dito, é um tipo de planta que conta com uma enorme quantidade de benefícios.

Ela é eficaz para uso na pele, por exemplo mas também é utilizada até mesmo nas plantações agrícolas, devido ao seu odor bastante característico, para atuar como um inseticida.

Esta planta também costuma ter aplicação na indústria de alimentos, seja para condimentar queijos, carnes ou sopas.

A calêndula, dentro da indústria dos cosméticos e das farmácias de manipulação, tem utilidade como componente de pomadas, de cremes e cremes hidratantes.

Esses produtos têm como finalidade ajudar na cura de lesões que sejam ocasionadas pelos raios solares, por conta da sua importante ação cicatrizante.

A planta ainda possui benefícios por conta das suas ações:

  • Antisséptica
  • Antimicrobiana
  • Antifúngica
  • Diurética
  • Analgésica

Portanto, é comum que as pessoas usem produtos à base da calêndula para curar e tratar acena, queimaduras solares, queimaduras de primeiro grau, picadas de insetos, aftas, entre outros.

Dentro da medicina popular, a calêndula ainda tem importância para a preparação dos chás caseiros e como auxiliar no combate às várias doenças.

[+] Homeopatia: o que é, para que serve, e como funciona

A calêndula na proteção do fígado

Estudos feitos com o extrato alcoólico da calêndula mostraram como ele pode auxiliar na proteção das células hepáticas, ou seja, as células do fígado.

Assim, é possível protegê-lo contra possíveis lesões que sejam ocasionadas devido ao uso de medicamentos diversos.

Alivia as dores das inflamações nas mucosas

Um outro ótimo benefício da calêndula é o alívio que ela proporciona para as dores ocasionadas pelas inflamações nas mucosas.

Isso se deve ao seu potente efeito anti-inflamatório, além de ser cicatrizante e calmante.

É comum o uso desse tipo de produto para reduzir os problemas de inflamações que surgem na boca, tais como a afta e também a gengivite, além de ser eficiente em outras mucosas do corpo.

Fortalecimento do sistema imunológico

Um último benefício potente que podemos citar que a calêndula proporciona é o fortalecimento do sistema imune.

A sua poderosa ação antioxidantes, por conta da composição da planta que é rica nos carotenoides, alcaloides e flavonoides, ajudam na eliminação dos radicais livres.

Mais do que isso, ele serve para fortalecimento do sistema imunológico, de modo a evitar infecções diversas.

Conclusão

Como foi possível ver aqui, a calêndula é um tipo de planta medicinal muito potente e eficaz por proporcionar vários benefícios à saúde.

Neste texto, você viu como a planta é eficiente no tratamento da pele, de lesões na mucosa, no fortalecimento do sistema imune e na proteção do fígado, além de outros mais.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é calêndula e quais são seus benefícios?

você pode gostar também