Atenção, MULHERES: INSS avisa que já começou a fazer ligações

Ei, mulher, nesta segunda-feira (25) o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – começou a ligar para todos os segurados que estão aguardando uma perícia médica para concessão de benefício pela categoria incapacidade temporária, mais conhecido popularmente como auxílio-doença, com mais de 45 dias.  

O principal objetivo dessa ação é antecipar o benefício através do Atestmed. Em nota, o INSS também informou que o número (11) 2135-0135 vai aparecer na tela do segurado quando a ligar para remarcar o atendimento ou para confirmar ou antecipar o agendamento de perícia médica ou avaliação social, vale ressaltar que esse número não recebe chamada e nem possui WhatsApp. 

Atenção, MULHERES INSS avisa que já começou a fazer ligações
INSS começou a fazer ligações nesta segunda (25). Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Comunicado em nota do INSS 

“Caso o cidadão fique em dúvida se deve atender a ligação ou ache que é vítima de golpe, basta fazer uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da Central 135 continua sendo o 28041. Portanto, se receber uma mensagem no celular com esse número é o INSS entrando em contato.”   

Esse comunicado destaca que o órgão do INSS não entra em contato com o segurado para pedir informações de documentos ou fotos para comprovar a biometria facial, número de conta ou a senha. O órgão só entra em contato para antecipar atendimento, remarcar consulta ou passar informações sobre requerimento e outros tipos de serviços. 

O governo pretende reduzir o número de pedidos aguardando análise e chegar até o mês de dezembro com fila de requerimentos dentro do prazo legal que é de até 45 dias. 

Fila de pedidos INSS 

Atualmente, a fila de pedidos que precisa passar por perícia para ter a concessão do benefício está grande, está em 1,1 milhão de pessoas: 

  • 627 mil perícias médicas iniciais 
  • 250 mil avaliações de exames para BPC (Benefício de Prestação Continuada) 
  • 300 mil de outras perícias. 

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Prazo  

Vale destacar que o prazo máximo para concessão do benefício por meio do Atestmed é 180 dias e se o segurado tiver o benefício negado, ele tem o prazo de até 15 dias para realizar o novo requerimento. 

Além disso, o envio da documentação necessário para a concessão do benefício por incapacidade temporária precisa ser feito através dos canais remotos de atendimento: 

  • Meu INSS (disponível por aplicativo ou página web) 
  • Central de Atendimento 135 

Esses requerimentos feitos por meio da central ficarão pendente até que os documentos sejam anexados. 

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