Bebê com fome porque o “LEITE É FRACO”: isso existe mesmo? Especialista explica

Não existe leite fraco. O leite materno fornece para a criança todos os nutrientes necessários e nas quantidades suficientes. Mas porque o bebê mama muito? O leite materno é de fácil digestão, e por isso bebês que se alimentam exclusivamente pelo leite materno mamam com mais frequência.

O choro excessivo do bebê não necessariamente significa que ele está com fome, pode significar outros incômodos, como por exemplo: cólica, frio, calor ou simplesmente a vontade do carinho da mãe.

Em certos casos podem ocorrer uma baixa produção de leite devido à técnica incorreta de amamentação ou ainda ao uso de chupetas, ou mamadeiras.

Saiba quais são os mitos e quais são as verdades sobre o aleitamento materno e não fique preocupada. | Crédito imagem: edição/ projetodemae.com.br.
Saiba quais são os mitos e quais são as verdades sobre o aleitamento materno e não fique preocupada. | Crédito imagem: edição/ projetodemae.com.br.

Aleitamento Materno

O aleitamento materno é o que de fato mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

Quais os benefícios do leite materno após 1 ano?

Estudos demonstram que, mesmo após um ano de vida do bebê, 100 ml de leite materno ainda possuem mais calorias nutritivas do que o leite de vaca, mesmo não sendo mais o principal alimento da criança. É importante lembrar que o leite materno é produzido para a necessidade de cada bebê.

Até quando o leite materno sustenta o bebê?

A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada e que possuam outras vitaminas, minerais e nutrientes, porém o leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro.

Saiba mais: Por que a automedicação é perigosa? Descubra agora!

você pode gostar também