Planejando as férias? Veja com quantos meses o bebê pode ir à praia

Saber quando o bebê pode ir à praia é essencial para qualquer família que ama aproveitar ao máximo esse tipo de ambiente. Afinal, é preciso aguardar uma certa idade para que o passeio de fato seja proveitoso e sem riscos para todos.

Além disso, não basta simplesmente saber o momento certo de ir: é preciso, ainda, se atentar a alguns outros cuidados que definitivamente são essenciais nesse tipo de contexto.

E tudo isso é apresentado por meio da leitura dos tópicos a seguir.

Planejando as férias Veja com quantos meses o bebê pode ir à praia
Não basta somente saber se o bebê pode ir à praia, para ter uma viagem tranquila | Imagem: Valeria Zoncoll / unsplash.com

Com quantos meses o bebê pode ir à praia, afinal

De modo geral, não é errado afirmar que o bebê pode ir à praia logo quando completa seus 6 meses de idade. Porém, isso não deve ser encarado necessariamente como uma regra, uma vez que se faz importante obter uma opinião médica a respeito.

E a importância dessa opinião reside no simples fato de que alguns bebês, mesmo já tendo 6 meses, podem apresentar condições que façam com que seja mais indicado ficar em casa. É o caso, por exemplo, da baixa imunidade, que pode ser a porta de entrada para contrair alguma doença.

Afinal, a praia costuma ser um tipo de ambiente frequentado por pessoas de todos os cantos e, se algumas delas estiverem doentes, podem deixar a areia contaminada.

Mas, havendo a liberação do pediatra, não há com o que se preocupar. Desde que, claro, os cuidados a seguir sejam rigorosamente seguidos.

Veja também: Tiago Leifert diz como uma foto revelou o tumor nos olhos de sua filha (faça o mesmo)

Mais cuidados importantes para que o passeio seja muito proveitoso

Uma vez sabendo que todo bebê pode ir à praia a partir da idade certa, e tendo a liberação médica para isso, é importante, também, que os pais se atentem a alguns cuidados básicos obrigatórios, de modo que os pequenos vivam esta nova experiência da melhor forma possível.

E estes cuidados incluem basicamente a preparação de uma bolsa com todos os itens essenciais nesse tipo de ambiente, como bonés e chapéus, protetor solar adequado para a idade, guarda-sol, fraldas adequadas para a água e roupas com proteção térmica.

E, claro: também é importante levar água e frutas, de modo a manter o bebê bem alimentado e hidratado.

Outro item que não pode faltar na bolsa de praia é uma canga, de modo que não seja necessário sentar direto na areia, correndo o risco de pegar infecções ou mesmo se queimar, a depender da temperatura.

Por fim, é sempre importante frisar que, a partir do momento em que o bebê pode ir à praia, ele viverá algo totalmente novo, repleto de novas cores e novas texturas. E, assim sendo, é comum que estranhe no começo e até mesmo se assuste um pouco.

Nesse momento, é preciso ter paciência e fazer uma breve caminhada, a fim de que ele comece a se ambientar.

E, claro: levar seus brinquedos preferidos (desde que eles possam entrar em contato com a água e com a areia) irá ajudar muito na adaptação.

Veja também: ESTAS 4 frases destroem sua saúde mental e a dos seus filhos

você pode gostar também