Corpo da mãe volta ao “normal” depois da gravidez? Evite as surpresas

O corpo da mulher é um ministério e ao mesmo tempo muito interessante. De forma geral, leva em tempo de 6 semanas depois do parto para o útero voltar ao tamanho e peso normal, que é 50 gramas. E os lóquios, que são conhecidos popularmente como o sangramento pós-parto, nesse tempo já devem estar amarelados ou até mesmo encerrando e assim a mulher vai poder parar de usar absorventes. 

Assim que chegar nesse tempo, a mulher precisa voltar ao obstetra para ele fazer uma revisão médica do parto. Veja mais sobre o assunto ao longo do texto. 

Corpo da mãe volta ao normal depois da gravidez Evite as surpresas
confira o processo do corpo depois de uma gravidez. Imagem: Pixabay

Perda de peso da gravidez 

Em relação ao peso, com certeza você já passou pelo processo de perder uns quilos e depois voltou novamente. Vale ressaltar que ganho de 9 a 10 quilos é normal em relação à retenção de água, claro que é referente ao peso do bebê e também toda a estrutura para sustentar. 

E se isso já aconteceu com você, já engordou mais do que 10 kg, temos uma notícia boa, a amamentação pode ajudar a eliminar pelo menos um pouco nos próximos meses, já que é um gasto de 700 calorias por dia. 

Depois desse tempo, a mulher já vai estar liberada para poder fazer exercícios caso tenha sido parto normal, se foi Cesária pedem ao menos dois meses de recuperação. 

Outra coisa que pode acontecer e que também é supernormal, é que a mulher pode voltar com o peso de antes. Uma dica é para não se cobrar muito ou se culpar por isso, já que teve uma gravidez e é normal engordar nesse período. 

Veja também: Mãe registra bebê com nome da comida que ela mais desejava na gravidez e é criticada

Amamentação é um dos fatores que podem ajudar a eliminar o peso depois da gravidez 

Não é somente a amamentação que pode fazer esse milagre de emagrecimento, é necessário ter determinação e foco, depende de uma rotina de sono, alimentação saudável e atividade física, mas essa realidade é difícil pois com um bebê pequeno não é tão simples assim. 

Descubra se depois da gravidez o corpo da mulher consegue recuperar suas medidas originais.
Descubra se depois da gravidez o corpo da mulher consegue recuperar suas medidas originais.

Quem tem bebê pequeno sabe que é uma correria, nem sempre consegue dormir a noite inteira, a mãe não consegue comer nos horários certos e quando tem tempo livre sempre precisa fazer ou arrumar algo. Infelizmente essa é a realidade de muitas mulheres que não tem babá para ajudar a cuidar do filho. 

E por mais que a mulher perca peso, vale lembrar que o corpo não será mais o mesmo, ele mudou de fase, gerar uma vida não é fácil, leva esforço e as marcas disso podem acompanhar pelo resto da vida, como por exemplo estrias, marcas dos pontos, partes do corpo flácida e assim por diante. 

Veja também: Como melhorar azia na gravidez? 10 dicas essenciais

você pode gostar também