Cada vez mais pessoas guardam as cascas da laranja; para quê?

Praticamente toda pessoa diariamente joga no lixo diversos itens que, na verdade, podem resultar em coisas muito interessantes e benéficas. Isso diz respeito a materiais que podem ser reciclados, por exemplo, e também diz respeito às cascas da laranja.

Aliás: esta fruta, como um todo, é extremamente benéfica e poderosa, embora nem todo mundo saiba disso. E sua casca, especificamente, pode ser uma ótima aliada da saúde, conforme será mostrado no decorrer da leitura a seguir.

Cada vez mais pessoas guardam as cascas da laranja; para quê
Jogar as cascas da laranja no lixo pode ser um grande erro | Imagem: azerbaijan_stockers / freepik.com

Todos os benefícios existentes na laranja

A laranja é uma fruta cítrica que pode até mesmo ser considerada nobre, e que é facilmente encontrada nos supermercados e em outros estabelecimentos durante o ano todo. Parte de sua nobreza, por sinal, reside no fato de que até mesmo as suas cascas podem beneficiar a saúde de diversas formas.

Trata-se de uma fruta que, nativa mais especificamente do Sudeste Asiático, é repleta de nutrientes, não sendo à toa que se transformou rapidamente em uma das frutas cítricas mais amadas no mundo todo. Ela é rica em antioxidantes, por exemplo, além de ser fonte de potássio, de fibras e de vitamina C.

Além disso, a laranja também possui a capacidade de auxiliar no combate à anemia e à prisão de ventre, mantendo o sistema imunológico mais forte. Isso sem citar o fato de que ela possui uma fibra solução denominada peccina, que normaliza o nível do colesterol presente no sangue.

Tanto o suco quanto as casas da laranja, portanto, podem e devem ser aproveitados. E, para quem não abre mão de ter uma saúde de ferro, é possível preparar até mesmo um poderoso xarope, que será ensinado no decorrer do conteúdo.

Veja também: Por que tanta gente coloca vinagre para cozinhar ovos? Veja se é mito ou não

A receita de xarope feito a partir das cascas da laranja

A boa notícia é que o xarope de cascas da laranja é extremamente fácil de ser preparado, sendo que sua receita leva somente 3 ingredientes que geralmente já existem na cozinha de qualquer casa.

E os ingredientes desse xarope tão simples e poderoso são:

  • Laranja (1 unidade)
  • Açúcar (200 gramas)
  • Água (200 ml)

Já o modo de preparo é composto por apenas 6 passos, conforme explicado abaixo:

1.   Cortar a fruta, de modo a retirar sua casca;

2.   Ferver as cascas da laranja por exatas 3 vezes, para que o amargor saia delas;

3.   Misturar a água com a laranja em si e com o açúcar;

4.   Levar tudo para o fogo, até atingir o exato ponto de ebulição;

5.   Deixar toda a mistura fervendo por nada menos que 5 minutos, em fogo baixo;

6.   Deixar o xarope esfriar, antes de fazer uso dele.

Pronto!

É desta forma que se obtém um perfeito xarope das cascas da laranja, de modo a aproveitar todos os nutrientes desta fruta incrível e, ainda, conseguir tratar inúmeros problemas de saúde. Além disso, esse xarope também pode ser usado como um delicioso adoçante para sucos, por exemplo.

Mas, claro: é imprescindível ter em mente que, a depender do problema de saúde, a consulta a um bom médico deve ser feita.

Veja também: Fiz isso com a batata frita e ela ficou igual a do McDonald’s

você pode gostar também