Por que tanta gente coloca vinagre para cozinhar ovos? Veja se é mito ou não

A ideia de usar vinagre para cozinhar ovos pode parecer realmente estranha. Porém, não são poucas as pessoas que fazem uso dessa técnica e a indicam para cada vez mais gente. E, não: não se trata de uma espécie de mito popular que se disseminou, uma vez que de fato existe uma explicação lógica por trás desse contexto.

Mas, afinal, qual seria ela?

E como será que fica o ovo, depois de ser cozido com vinagre por alguns minutos?

As respostas para essas perguntas são realmente surpreendentes, e estão no decorrer dos próximos tópicos.

Por que tanta gente coloca vinagre para cozinhar ovos Veja se é mito ou não
O uso do vinagre para cozinhar ovos é feito por muitas pessoas | Imagem: Alexander Grey / unsplash.com

Os ovos cozidos são muito benéficos para a saúde

O ovo, por si só, é nada menos que um superalimento, uma vez que está repleto de nutrientes que, por sua vez, beneficiam o organismo de diversas formas. E uma das melhores formas de aproveitar seus benefícios é por meio do cozimento, que mantém o alimento livre de gorduras ruins, considerando que não é preciso usar óleo e nem mesmo azeite no processo.

E o uso do vinagre para cozinhar ovos é até mesmo recomendado por especialistas. Ou seja: mesmo que pareça estranho, trata-se de uma técnica que possui explicação científica.

Vale reforçar, mais uma vez, que o ovo tem um valor biológico realmente alto: apenas uma unidade possui nada menos que 6 gramas de proteína e, ainda, 14 nutrientes que são considerados essenciais para o organismo, a exemplo das vitaminas C, B, K, A  e E.

Ele também é fonte de ferro, cálcio, iodo, magnésio, selênio e fósforo, além de tiamina, retinol e demais elementos necessários para que o organismo funcione perfeitamente.

Veja também: SPRAY CASEIRO para remover poeira sem stress (você tem tudo o que precisa na cozinha)

Como usar o vinagre para cozinhar ovos

Quem tem o hábito de cozinhar ovos com frequência provavelmente já passou por algum episódio no qual eles tenham quebrado com certa facilidade, durante o processo. Mas, felizmente, existe um produto simples e infalível que ajuda a evitar isso: o vinagre.

Este item, que está presente em praticamente todas as cozinhas, atua acelerando a coagulação das proteínas do alimento e selando sua casca. Assim, a clara do ovo não conseguirá vazar, bem como o ovo não terá seu sabor alterado e não irá amolecer.

E a forma de usar o vinagre para cozinhar ovos não poderia ser mais simples, sendo preciso somente usar 20 ml deste produto para cada litro de água. Lembrando que, quando o tempo de cozimento for finalizado, os ovos deverão ser levados para a água fria.

E por falar em tempo de cozimento, é importante saber quantos minutos, exatamente, os ovos deverão ficar no fogo, de modo que não saiam crus.

A explicação está abaixo:

  • Tempo de 10 minutos: é o mínimo indicado e, embora não deixe o ovo cru, deixa seu interior um pouco mais mole.
  • Tempo de 12 minutos: é indicado para quem quer a perfeição em relação a ovos cozidos.

Por fim, vale frisar que não há problemas em deixar cozinhar por ainda mais tempo. Porém, um tempo maior de cozimento resultará em uma espécie de “anel verde” ao redor da gema, o que pode não ser interessante para quem preza pelo aspecto visual perfeito da comida.

Veja também: ADEUS, formigas! Basta usar orégano em sua casa

você pode gostar também