Aviso GERAL: 10 chás que não se dão vem com remédios

Chás são muito usados em alguns tratamentos alternativos de diversas condições graças às propriedades medicinais presentes em algumas ervas. Mas é necessário ter atenção ao combinar chás e alguns medicamentos, já que as propriedades presentes em algumas ervas podem potencializar a ação de remédios, provocar efeitos indesejados e até afetar a eficácia dos medicamentos. 

Veja mais sobre 10 chás que interagem com medicamentos e os seus potenciais efeitos colaterais na saúde.

Saiba quais são os 10 chás que não se dão bem com remédios e entenda os efeitos colaterais. | Crédito imagem: Pixabay
Saiba quais são os 10 chás que não se dão bem com remédios e entenda os efeitos colaterais. | Crédito imagem: Pixabay

10 chás e seus efeitos

1. Chá de erva-doce

Segundo a farmacêutica Paula Molari Abdo, o chá de erva-doce possui propriedades estrogênicas, semelhantes ao hormônio estrogênio, o que pode resultar na interação com medicamentos hormonais. A erva também possui cumarina, elemento de ação anticoagulante que pode interagir com medicamentos desse tipo.

2. Chá verde

O chá verde é rico em catequinas, um fitonutriente com forte ação antioxidante. Essa propriedade pode interferir no efeito de medicamentos, como anticoagulantes, e em tratamentos quimioterápicos.

3. Chá de hibisco

O chá de hibisco ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, da mesma forma, o chá pode interagir com medicamentos de hipertensão.  

4. Chá preto

A ação da cafeína pede atenção quanto ao consumo de chá preto por quem faz uso de medicamentos estimulantes. “Se você estiver tomando suplementos de ferro, esse chá pode atrapalhar sua absorção”.

5. Chá de erva-de-São-João

O chá de erva-de-São-João pode interagir com medicamentos antidepressivos benzodiazepínicos e inibidores seletivos de reabsorção de serotonina.

A erva também pode gerar interação com outros medicamentos como anticoagulantes e remédios  utilizados no tratamento de colesterol, e pode reduzir o efeito de anteconcepcionais orais. 

6. Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz pode gerar interação com medicamentos corticosteroides e anticoagulantes. Isso ocorre devido à glicirrizina, substância presente na raiz da erva. 

7. Chá de erva-cidreira

O chá de erva-cidreira também é uma das infusões que pode ter interação medicamentosa. Ao ser consumido durante o uso de medicamentos sedativos, pode potencializar a ação do fármaco, resultando em sintomas como sonolência excessiva. Igualmente, o chá não deve ser usado em conjunto a medicamentos anti-hipertensivos.

8. Chá de boldo

Da mesma forma da erva-cidreira, o chá de boldo pode potencializar o efeito de medicamentos.  Por isso, não deve ser consumido por pacientes em tratamento de pressão baixa, pois pode deixar os níveis de pressão arterial ainda mais baixos. 

9. Chá de gengibre

O chá de gengibre promove a produção de acidez estomacal, o que pode interferir na ação de medicamentos, como antiarrítmicos e anticoagulantes. “Se consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de sangramento em combinação com anticoagulantes”, informa a especialista. 

10. Chá de erva-mate

Pacientes que fazem o uso de medicamentos anti-hipertensivos devem ter cautela quanto ao consumo do chá de erva-mate. Isso porque a cafeína presente na erva mate pode interagir com a medicação, provocando o aumento da pressão arterial. 

Atenção aos sintomas

De acordo com a farmacêutica, a interação de chás e medicamentos pode se manifestar com os seguintes sintomas:

  • Náuseas e vômitos
  • Pressão arterial alterada
  • Sonolência
  • Tontura
  • Palpitação
  • Alterações na cor da urina
  • Erupções cutâneas
  • Pele amarela
  • Hematomas
  • Alterações de humor

“Estas reações podem variar dependendo dos compostos no chá e do medicamento consumido. Também podem surgir quando o medicamento não tem o efeito esperado ou seu efeito é intensificado. Em caso de suspeita de uma reação adversa devido à combinação de chás e medicamentos, é fundamental procurar orientação médica”, orienta os profissionais.

Saiba mais: Chá de erva fácil para dormir MAIS RÁPIDO

você pode gostar também