Como descobrir se seu FILHO tem TDAH? Entenda o que é

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – é uma condição neuropsiquiátrica que impacta muitas crianças, adolescentes e até mesmo adultos. Com certeza você já deve ter escutado falar que é a doença do século, junto com a ansiedade. O TDAH é uma condição completa que engloba tanto aspectos neurológicos quanto psiquiátricos. 

Na maioria das vezes as pessoas convivem com isso sem saber e sem receber nenhum diagnóstico ou tratamento adequado. Confira o texto abaixo para entender melhor e verificar se o seu filho tem. 

Como descobrir se seu FILHO tem TDAH Entenda o que é
Confira quais são os sintomas de TDAH para saber se o seu filho tem. Imagem: Freepik

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade 

Alguns estudos no campo de neurologia evidenciam algumas diferenças na estrutura e funcionamento cerebral de indivíduos com TDAH em comparação com aqueles sem o transtorno, vale ressaltar que essas discrepâncias pegam também áreas do cérebro relacionadas ao controla da atenção, hiperatividade e impulsividade. 

O TDAH também acarreta desafios comportamentais e psicológicos que afetam diretamente o desempenho social, acadêmico e profissional da pessoa. 

Quais as principais características do TDAH para descobrir se meu filho tem? 

Desatenção 

Normalmente, pessoas com TDAH passam por dificuldades em prestar atenção nos detalhes, manter o foco em tarefas, organizar-se e até mesmo seguir instruções. 

Hiperatividade 

Isso se manifesta como uma energia excessiva, inquietação e dificuldade em permanecer quieto, especialmente em situações onde se espera que a pessoa fique quieta. 

Impulsividade 

Indivíduos com TDAH podem tomar decisões impulsivas sem considerar as consequências, interromper os outros durante conversas e ter dificuldade em esperar sua vez. Isso também é algo que precisa ser notado. 

Veja também: Benefícios da Musicoterapia para o Corpo e Mente

Diagnóstico de TDAH 

Em relação ao diagnóstico, é necessário abordar o TDAH de maneira holística tanto as bases neurobiológicas quanto os desafios comportamentais e psicossociais associados. Além disso o diagnóstico é estabelecido por um profissional de saúde mental, tudo com base nas avaliações de sintomas e também histórico do paciente. 

Por mais que a causa exata do TDAH não seja compreendida 100%, ela é considerada multifatorial que envolve combinação de fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos. Em relação ao tratamento é preciso fazer terapia comportamental, medicamentos e até mesmo intervenções educacionais, tudo isso depende também das necessidades de cada pessoa e da gravidade dos sintomas. 

No entanto, o objetivo central do tratamento é para auxiliar a pessoa nessa gestão dos sintomas e também melhorar a qualidade de vida do mesmo. Vale destacar que o TDAH é uma condição complexa e que cada pessoa pode apresentar uma combinação única de fatores contribuintes. 

Veja também: Dicas para mamães: 7 sinais de que seu filho precisa de um psicólogo

você pode gostar também