Limites na criação dos filhos: como estabelecer de forma saudável

Assistindo a um ensaio da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), rapidamente me passou pela cabeça uma imagem de controle e falta de controle, limites e possibilidades. Imagine quase instrumentistas e instrumentos, diferentes entre si, com sons absolutamente distintos, metais, sopros, arcos, percussão, cordas… E apresentando uma loucura de combinações de ruídos.

E o que era descontrole, o que era individualidade, sob a ação de guias e limitadores (o maestro e as partituras), torna-se uma música soberba, vibrante, harmônica e saltitante, que sobe e desce, flutua e adensa, em uma explosão suave ou destrutiva.

Mas o que isso teria a ver com a nossa realidade diária e a educação dos nossos filhos? Ora, muitos já relacionaram nosso corpo a uma orquestra, que, sob a batuta cerebral, movimenta inúmeros órgãos, tecidos, contrações e movimentos que nos permitem falar, sentir, sofrer, caminhar.

Limites na criação dos filhos é fundamental, portanto veja como estabelecer essas regras de forma saudável. | Imagem: Sempre Família
Limites na criação dos filhos é fundamental, portanto veja como estabelecer essas regras de forma saudável. | Imagem: Sempre Família

A falta de limite na juventude

Nos últimos dias, fomos bombardeados por algumas demonstrações incríveis de falta de controle de nossos jovens. Em redes sociais, vídeos e fotos dos trotes absurdos de escolas de medicina em competição desportiva. Alunos cruzam as quadras, pelados ou com roupas pelas pernas, mostrando suas formas indesejadas no momento.

Apesar de sempre ter sido associado ao ritmo de passagem e aceitação, este movimento claramente não agradava a suas vítimas, que, obrigadas a aceitar regras, sofriam para poder ser aceitas em sua vida acadêmica futura. Eu claramente lembro que a experiência de chegada na universidade trazia consigo a sensação de novidade, mas também de medo ao ouvir o rugido dos veteranos.

Pode ter trote na faculdade?

O texto de lei proíbe qualquer tipo de atividades de recepção de novos estudantes em instituições de educação superior que envolvam coação, agressão, humilhação ou qualquer outra forma de constrangimento que atente contra a integridade física, moral ou psicológica dos alunos.

Para que serve o trote na faculdade?

O trote estudantil é um ritual de passagem ao qual os novos universitários se submetem e que acaba por significar um momento de conquista e de uma nova etapa de sua vida. O trote é um rito de passagem que celebra um novo momento na vida de um jovem universitário.

Saiba mais: Faculdades que aceitam a nota do ENEM: abra as portas para o seu futuro acadêmico

você pode gostar também