Google Maps: o aviso que deixou muita gente preocupada! Atualize logo

O Google Maps emitiu um recente alerta, destacando as potenciais ameaças dos aplicativos. Uma lista os milhões de usuários a adotarem medidas imediatas para garantir sua segurança. Apesar de alertas prévios do Google Maps sobre coleta de dados, listagens falsas e rastreamento de smartphones, este destaca o Street View, um recurso útil, mas potencialmente arriscado, frequentemente utilizado para o reconhecimento de locais.

Street View

Um artigo recente destaca que ladrões podem empregar o Street View para familiarizar-se com os layouts de residências, facilitando a elaboração de invasões. A empresa de segurança ADT alerta para o uso do Street View, que, juntamente com o monitoramento de redes sociais, possibilita aos criminosos conhecerem detalhes específicos dos lares, como o layout de casas e jardins.

Embora o Google borre rostos e placas de veículos em suas coletas de dados, a parte externa da sua casa, visível da rua, permanece nítida. Quando essa informação é combinada com a visualização aérea por satélite, revela-se uma considerável quantidade de detalhes disponíveis.

Jake Moore da ESET alerta que os criminosos podem empregar o Street View para efetuar uma análise prévia antes de invadir. Obter mais informações sobre os alvos possibilita que os criminosos causem danos significativos. A internet oferece abundância de informações pessoais gratuitas, e quanto mais compartilhamos, mais facilitamos o roubo de identidade, o stalking e os ataques direcionados.”.

Como evitar que sua casa seja um alvo

Uma solução descomplicada está ao seu alcance, e é aconselhável implementá-la imediatamente. Opte por ocultar uma propriedade da internet, seja a presença de pessoas ou carros, ao indicar uma ocupação específica. Essa ação resultará na remoção permanente da propriedade, proporcionando uma camada extra de privacidade. Tome controle sobre suas informações online com esta fácil e eficaz mudança de configuração.

Para realizar isso, faça login no Google Maps através de um navegador, acesse o Street View de sua casa e clique em “reportar um problema”. Isso abrirá uma caixa de destaque que você posiciona em sua casa, solicitando ao Google que remova o endereço. Razões relacionadas à segurança ou segurança pessoal são consideradas adequadas.

Cuidados com o Google Maps 

O Street View é indiscutivelmente valioso, estendendo-se até mesmo a locais subterrâneos. No entanto, surge um argumento convincente contra a extensão extrema do mapeamento global. Embora visualizar lojas, pontos de referência e entradas de escritórios seja útil, a exposição de milhões de residências privadas na esfera pública da internet carece de justificativa.

As advertências do Street View são consistentes (1,2), e os riscos e medidas de mitigação permanecem inalterados. Portanto, é imperativo dedicar alguns minutos para atualizar essas configurações agora, sem desvantagens aparentes. Garantir a proteção da privacidade é essencial, equilibrando o valor do mapeamento global com a necessidade de respeitar a individualidade das residências.

você pode gostar também