Aprenda como ensinar seu filho a dormir bem todos os dias

Dormir bem, todos os dias, é muito importante para qualquer pessoa, e isso obviamente também inclui os bebês e as crianças. Aliás: para esse público, a importância de um sono saudável e bem regulado se torna ainda maior, por conta, por exemplo, da fase de crescimento.

Porém, existem muitos pais que simplesmente não sabem como agir na hora de fazer com que os filhos tenham uma boa rotina de sono, e é para eles que o artigo a seguir foi criado: cada um de seus tópicos deve ser lido até o final, por quem possui interesse nesse assunto tão relevante.

Aprenda como ensinar seu filho a dormir bem todos os dias
A higiene do sono é necessária para que crianças e adultos consigam dormir bem | Imagem: Richard Stachmann / unsplash.com

O primeiro passo é tratar o sono como um momento realmente importante

Antes de mais nada, a primeira coisa que qualquer pai e que qualquer mãe deve fazer é tratar o sono propriamente dito como algo que possui grande importância, e tratar a hora de dormir como um momento gostoso, que deve ser respeitado e valorizado.

Mas, claro: além de ter esse tipo de consciência, deve-se “repassá-la” para os pequenos, de forma que eles cresçam entendendo que, ao chegar o momento de dormir, algumas coisas precisarão ser deixadas de lado.

O próprio corpo, na verdade, já começa a dar os sinais de que está na hora de descansar, conforme as horas do dia vão passando.

Porém, sem a consciência acima, e sem uma boa higiene do sono, dormir bem pode ser difícil até mesmo para os adultos.

Veja também: Depressão pós-parto: sinais, sintomas e como evitar O PIOR

Dicas de como fazer um bebê ou uma criança dormir bem todos os dias

As dicas para fazer o filho (ou a filha) dormir bem incluem táticas da higiene do sono acima citada.

Algumas delas, as principais, na verdade, são:

Colocar a criança para dormir no horário correto

Ter hora para dormir e para acordar é essencial para que o relógio biológico funcione como esperado.

Assim sendo, os bebês e as crianças devem ser colocados na cama no máximo até às 20h00, todos os dias.

Prestar atenção à alimentação

Conforme a criança vai crescendo, e quando realmente existe a intenção de fazê-la dormir bem, também é importante fazê-la entender que as refeições não devem ser feitas depois de determinado horário.

O ideal é que ela coma no máximo 2 horas antes de deitar, de modo que o organismo se prepare para fornecer um sono tranquilo.

Impedir o uso de qualquer eletrônico

Os aparelhos eletrônicos, como televisão e celular, causam estímulos que atrapalham, e muito, a hora de dormir e o sono propriamente dito, não sendo à toa que não sejam indicados para crianças menores de dois anos.

Eles devem ser desligados também 2 horas antes de ir para a cama.

Outra dica importante é criar uma rotina para a criança, de modo que, para ela, seja mais fácil compreender que existe hora para dormir, assim como existe a hora de comer e de fazer outras atividades.

Por fim, quando for chegada a hora de “cair no sono”, é essencial deixar os pequenos em um ambiente com pouca ou nenhuma luz (por conta dos estímulos), e ensiná-los a dormir já nos locais onde ficarão a noite toda. Desta forma, caso acordem de madrugada, por exemplo, não irão se assustar com a mudança de ambiente.

Veja também: Truque de CASA; desligando este aplicativo sua internet ficará 10 vezes mais rápida

você pode gostar também