Seu parceiro fala estas 4 frases? É sinal de abuso mental

Viver uma relação amorosa pode ser muito especial. Significa encontrar uma pessoa e viver ao lado dela os altos e baixos da vida, dividir segredos e medos que mais ninguém sabe, e idealizar um futuro.

Porém, é importante manter os olhos abertos para não acabar sendo vítima de abusos emocionais, já que o sentimento, muitas vezes, pode impedi-la de enxergar um parceiro que diz frases para te fazer sentir mal ou controlá-la.

Se você ouve essas 4 frases, fique atenta para os sinais de abuso que seu relacionamento pode estar sofrendo. | Crédito imagem: Pixabay
Se você ouve essas 4 frases, fique atenta para os sinais de abuso que seu relacionamento pode estar sofrendo. | Crédito imagem: Pixabay

Frases a serem evitadas na relação.

1. “Você é muito sensível ou muito intensa”

Ele imediatamente coloca em você a culpa, os rótulos e a faz se sentir mal por ser quem é, gerando dúvidas sobre a forma como age, sente e até ama. Assim, ele desvia o foco da atenção de seu comportamento ofensivo, deixando você invalidada e constrangida com a situação.

2. “Você não se contenta com nada”

Por não estar satisfazendo suas demandas emocionais, ele faz parecer que o problema é você, que nunca fica satisfeita com o que ele lhe dá, quando muitas vezes podem ser migalhas emocionais. E sim, pode ser que haja ressentimento em você, porém a razão é que o agressor não para de te machucar psicologicamente, fazendo-a viver com um vazio, sem bem-estar, nem plenitude.

3. “Você não tem ideia do que está falando”

Quando você levanta um problema ou uma situação que estava errada e ele responde dessa forma, faz com que comece a duvidar do que sentiu ou vivenciou, confiando mais na versão dele do que na sua. É assim que começa a dependência emocional.

4. “Sinto muito que você pense que te machuquei”

Essa é uma das frases que constituem um abuso emocional ao seu parceiro. Embora você pense que é um pedido de desculpas, na realidade é mais uma forma de rejeitar a responsabilidade dele e culpá-la por entender mal as coisas.

Como manter um relacionamento saudável?

1. Ser aberto a comunicação. Estar disposto a crescer junto, um relacionamento saudável os casais tendem a estar compromissados em crescer em conjunto, buscando apoio um no outro para enfrentar situações difíceis.

2. Sair da rotina e fazer programas a dois.

3. Ouvir o lado do outro.

4. Respeitar a individualidade.

5. Elogiar.

Saiba mais: “Maldição” dos 4 anos? Por que muitos namoros e casamentos não resistem?

você pode gostar também