7 DICAS para tirar as crianças da tela; a 6ª é surpresa

As telas estão cada vez mais presentes na vida das crianças e dos adolescentes. Smartphones, tablets, computadores, televisões e outras ferramentas eletrônicas são usadas para entretenimento, educação, comunicação e outras tarefas cotidianas. No entanto, o uso e o tempo inadequado dos aparelhos podem prejudicar o desenvolvimento infantil.

Além de explicar importância de estabelecer limites no uso da tecnologia, os especialistas sugerem 7 atividades para fazer com os filhos com o objetivo de auxiliar no respeito ao limite de permanência nas telas. Saiba mais sobre.

O que considerar antes de comprar um celular para uma criança

A importância de estabelecer limites

É importante reconhecer a necessidade de limitar o tempo em que as crianças passam em frente às telas

A exposição em excesso às telas e aos aparelhos eletrônicos pode gerar impactos negativos no desenvolvimento das crianças. Existem informações disponíveis que mostram que os pequenos que passam muito tempo em contato com esses dispositivos estão desenvolvendo diversos problemas de saúde, tanto física como mental, como: obesidade, problemas de sono, dificuldades de aprendizado, ansiedade, entre outros.

Outro ponto importante é que quando não são impostos limites no uso desses aparelhos eletrônicos, a criança pode apresentar dificuldades na interação social e na criatividade, por exemplo.

7 atividades para fazer com os filhos e sair um pouco das telas

1. Desenho e pintura

Atividades de desenho e pintura são ótimas para estimular a criatividade das crianças, bem como a coordenação motora. Afinal, elas podem explorar cores, texturas, formas e muito mais.

Uma boa dica é criar um espaço em casa para as artes produzidas, para que elas se orgulhem do “trabalho” realizado.

2. Jogos de tabuleiro

Conheça brincadeiras inteligentes para pais e filhos
Essas práticas têm a função de entreter e de desenvolvimento das funções cognitivas

Os jogos de tabuleiro são muito úteis para reunir a família e estimular o pensamento estratégico de forma interativa. Eles também são muito úteis para incentivar a criança a tomar decisões e refletir sobre elas. São muitas as possibilidades, que vão desde clássicos, como o xadrez e dama, até os jogos mais modernos.

3. Piquenique em família

O piquenique é uma atividade ao ar livre que pode começar na cozinha, preparando os alimentos com a criança, e ir até jogos diversos com a família em um ambiente aberto e em contato com a natureza.

4. Mímica

Essa é uma boa forma de estimular a expressão corporal, a imaginação e a comunicação não verbal. Uma possibilidade é criar cartas ou desenhos com diferentes objetos ou personagens, para que a criança faça uma representação sem usar as palavras.

5. Amarelinha

Já muito conhecida, essa brincadeira clássica é indicada para incentivar o movimento físico, o equilíbrio e a persistência nas crianças. É possível aumentar o nível de dificuldade, criando obstáculos e diferentes objetivos.

6. Esconde-esconde

Outra atividade tradicional e divertida, o esconde-esconde ajuda a desenvolver uma percepção de espaço e habilidades de raciocínio lógico por meio de uma atividade que envolve a interação com outras crianças. É possível delimitar um espaço maior ou menor para a brincadeira, de acordo com a idade das crianças.

7. Receitas divertidas

Criar receitas divertidas pode ser uma boa forma de desenvolver hábitos alimentares saudáveis e ainda tornar melhor a relação com a comida na fase adulta.

Estabelecer limites para o uso das telas é fundamental para o desenvolvimento das crianças

Para tanto, é preciso começar com receitas que sejam simples e que possam ser feitas por crianças, mas sempre na companhia e com a supervisão dos pais.

Estabelecer limites para o uso das telas é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Como vimos, por mais útil que as tecnologias sejam para diversas atividades, quando usadas em excesso, elas causam diferentes distúrbios.

É importante lembrar que muitas atividades são indispensáveis para estimular competências fundamentais para a vida adulta, como as interações sociais, as habilidades emocionais e muito mais.

Saiba mais: Dia das Crianças: 8 MELHORES ideias para brincar em família

você pode gostar também