14º Salário: bancos estão pagando e você não sabia disso

Não é de hoje que o famoso 14º é debatido de forma recorrente pelos brasileiros, sendo que ele nada mais é do que um PL (Projeto de Lei) cuja autoria pertence ao deputado Pompeo de Mattos, como forma de dar aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma bonificação a mais todos os anos.

Trata-se de um tema, por sinal, que ficou ainda mais em evidência após notícias de que existem bancos oferecendo a antecipação desse salário para os seus clientes.

Porém, é de extrema importância destacar que o Projeto de Lei em questão ainda não chegou a conseguir uma aprovação oficial, estando ainda no respectivo processo de tramitação entre as partes competentes.

De modo geral, existem alguns pontos relevantes que devem ser entendidos a respeito desse assunto, e todos eles serão apresentados no decorrer da leitura dos tópicos a seguir.

14º Salário bancos estão pagando e você não sabia disso
Uma notícia sobre o 14º salário surpreendeu muita gente | Imagem: Jeane de Oliveira / projetodemae.com.br

Sobre o “disfarce” relacionado ao tão comentado 14º salário

Há pouco tempo, o Jornal JF fez a divulgação de uma notícia que definitivamente conseguiu chamar a atenção de inúmeras pessoas: trata-se da notícia de que existem alguns bancos que estão ofertando o 14º salário de forma antecipada para os seus clientes, mesmo que a aprovação oficial do mesmo ainda não exista.

Logo, não deixa de ser algo que levanta questões muito importantes.

Por exemplo:

O que levou os bancos em questão a adotarem essa atitude?

E qual seria a verdade relacionada a toda essa prática?

As respostas estão logo a seguir.

Veja também: Atenção! Bolsa Família cai antes na conta DESTAS PESSOAS; confira

Uma estratégia desleal que utiliza o 14º salário como isca

Na verdade, o que está acontecendo é que, embora realmente atrativa, esta opção de oferta é baseada em um projeto que realmente não foi aprovado e trata-se, na realidade, de um empréstimo criado pelas instituições financeiras.

Segundo o veículo de comunicação mencionado acima, tal medida busca impulsionar a economia, uma vez que permite que os pensionistas e os aposentados do INSS consigam receber um montante de forma antecipada.

Porém, é imprescindível que os brasileiros tenham muita atenção às sutilezas que estão ligadas a esta oferta. Afinal, boa parte das pessoas que estão buscando seus bancos querendo que o 14º salário seja antecipado nem mesmo imagina que essa antecipação é nada menos que um empréstimo. Inclusive, há quem, de forma errônea, possa realmente acreditar que já houve a aprovação do Projeto de Lei.

Veja também: Água de pepino pode ser o que faltava na limpeza da sua casa

As implicações relacionadas ao 14º salário falso

Com base no que foi explicado acima, vale, ainda, saber que esta solicitação de crédito também está atrelada ao pagamento de juros, por parte do contratante, e não se trata de um empréstimo consignado, com o qual alguns beneficiários do INSS já estão acostumados.

Logo, quem está pensando em pedir a antecipação em questão precisa ter muita prudência, estando ciente de que, no final, irá pagar mais do que solicitou.

De qualquer forma, porém, qualquer decisão financeira deve ser tomada apenas depois de muitas análises, para evitar armadilhas.

Veja também: Nem tudo deve ser limpo! 8 coisas que ficam FORA DA FAXINA

você pode gostar também