Adolescente pode ter menstruação desregulada? Entenda

A adolescência é uma fase repleta de transformações, tanto físicas quanto emocionais. Para as meninas, a chegada da primeira menstruação, conhecida como menarca, é um marco importante, mas também pode ser fonte de dúvidas e preocupações para os pais. Uma das questões mais comuns nesse período é a irregularidade do ciclo menstrual. Por que isso acontece e é considerado normal?

Ciclo menstrual desregulado é mais comum do que parece.
Adolescente (Pixabay/Reprodução)

Menstruação na Adolescência: Uma Questão de Maturação Hormonal

De acordo com a ginecologista e obstetra Laís Cantanhede, da clínica Theia, em São Paulo, a menarca marca o início de uma série de mudanças hormonais no corpo da adolescente. No entanto, essas mudanças hormonais não ocorrem de maneira instantânea. O eixo hormonal ainda precisa de amadurecimento, um processo que pode levar até dois anos.

Como resultado, é comum que as adolescentes tenham um ciclo menstrual um pouco desregulado no início, com intervalos variados e, por vezes, ciclos mais curtos ou mais longos. Em alguns casos, é possível ter de três a quatro ciclos menstruais no primeiro ano após a menarca. Idealmente, a primeira menstruação deve ocorrer entre os 10 e 14 anos, desde que a adolescente apresente características secundárias, como desenvolvimento de mamas e crescimento de pelos pubianos.

No entanto, é importante notar que a maturação do sistema hormonal varia de pessoa para pessoa. A Dra. Laís Cantanhede aconselha buscar atendimento médico se uma adolescente não menstruar até os 14 anos ou se não apresentar características secundárias adequadas até os 16 anos. Além disso, a menarca muito precoce, com sinais de desenvolvimento, também deve ser avaliada.

A Duração e a Regularidade da Menstruação Inicial

A duração da primeira menstruação, ou menarca, pode variar de 2 a 8 dias. No entanto, leva algum tempo até que os ciclos menstruais se estabeleçam de forma mais madura e previsível. Isso se aplica tanto à duração da menstruação quanto aos intervalos entre os ciclos. Nos primeiros meses após a menarca, é comum que os ciclos menstruais sejam irregulares e, em alguns casos, anovulatórios, o que significa que não há liberação de óvulos.

A Dra. Márcia Gaspar Nunes, coordenadora do ambulatório de Ginecologia da Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), explica que o ciclo menstrual de 28 dias, considerado regular, ocorre apenas em mulheres que já estão ovulando. Isso pode levar alguns meses para acontecer no início da menstruação. Portanto, é normal que os primeiros ciclos sejam irregulares em termos de duração e intervalos.

No entanto, se os intervalos entre os ciclos menstruais forem excessivamente prolongados, é recomendável procurar ajuda médica para investigar a situação. Por exemplo, se uma menina menstrua hoje e o próximo ciclo só ocorre daqui a seis meses, isso pode exigir avaliação médica. Além disso, se o sangramento menstrual durar mais do que oito dias, é importante consultar um ginecologista para evitar possíveis quadros de anemia.

Conclusão

A menstruação na adolescência é uma parte natural do processo de desenvolvimento das meninas, mas também traz consigo uma série de mudanças hormonais e físicas. A irregularidade no ciclo menstrual nesse estágio é normal, devido ao amadurecimento gradual do sistema hormonal, ou seja, não necessariamente é motivo para se assustar.

No entanto, é fundamental que os pais estejam atentos ao desenvolvimento de suas filhas e procurem orientação médica se houver preocupações com a maturação sexual ou se os ciclos forem excessivamente irregulares. Com o acompanhamento adequado, as adolescentes podem passar por essa fase de transição de maneira saudável e informada.

Gostou deste conteúdo? Assista também esse vídeo:

você pode gostar também