Dica de MESTRE: economize R$ 500 no mercado fazendo o seguinte

No momento de economizar no supermercado, é essencial adotar práticas que permitam otimizar os gastos de forma eficaz. No entanto, há soluções valiosas que podem representar uma economia significativa no orçamento doméstico. 

Desse modo, abaixo apresento algumas estratégias que ajudarão você a gastar menos nas compras de supermercado.

mercado (Pxhere/Reprodução)

Economizar no mercado é uma prática importante para muitas pessoas, pois os gastos com alimentos e produtos de consumo podem representar uma parte significativa do orçamento familiar. Aqui estão algumas dicas para economizar no mercado.

Armadilhas de marketing

Ao navegar pelos corredores, preste atenção às táticas de marketing. Evite produtos posicionados ao nível dos olhos, que geralmente possuem preços mais elevados. Para encontrar opções mais econômicas, direcione seu olhar para as prateleiras superiores e inferiores.

Lista de compras

Mantenha o foco com uma lista de compras. Ela é sua aliada para evitar compras impulsivas, garantindo que você compre apenas o necessário.

Planejamento de refeições

A chave para evitar desperdícios e compras desnecessárias é no planejamento das refeições. Ao saber o que você vai cozinhar durante uma semana, é possível adquirir somente os itens essenciais.

Compras de frutas, verduras e leguminosas

Priorize as feiras livres. Lá, você encontrará produtos mais acessíveis e frescos, oriundos diretamente dos produtores. Aproveite também a oportunidade para negociar preços, maximizando a economia.

Ciclos de promoção

Fique atento aos ciclos de promoção. Muitos produtos entram em promoção a cada 6 ou 8 semanas. Planeje suas compras de modo a abastecer-se o suficiente para atender suas necessidades até a próxima promoção.

Comparação de preços

A tecnologia pode ser sua aliada na busca por preços mais baixos. Utilize aplicativos e sites que possibilitem a comparação de preços entre diferentes estabelecimentos. Não se esqueça de verificar o preço por unidade, muitas vezes as embalagens maiores representam economia.

Evite marcas caras

Opte por produtos de marca própria dos supermercados, que costumam ser mais acessíveis e oferecem qualidade semelhante.

Evite ir ao supermercado com fome

Ir às compras no supermercado com o estômago vazio pode levar a compras impulsivas e desnecessárias. Desse modo, antes de fazer suas compras, esteja alimentado, de modo a manter seu foco nas necessidades reais.

Descontos e programas de fidelidade

Aproveite os programas de fidelidade oferecidos pelos supermercados. Eles podem garantir descontos exclusivos. Esteja atento a cupons e ofertas disponíveis.

Compre a granel

Economize ainda mais comprando a granel, principalmente em produtos como cereais, nozes e temperos. Embalagens maiores frequentemente representam uma economia significativa.

Seja flexível

Em situações em que um item não esteja em promoção, considere substituí-lo por alternativas mais econômicas. Adiar a compra de itens não essenciais é outra prática eficaz. Com a aplicação dessas estratégias, é possível economizar consideravelmente nas compras de supermercado, otimizando o orçamento doméstico ao longo do tempo.

Em suma, lembre-se de que a chave para economizar no mercado é o planejamento e a disciplina. Seguindo essas dicas, você pode reduzir seus gastos e aproveitar ao máximo seu dinheiro ao fazer compras.

Quer reduzir mais suas despesas de supermercado? Confira o vídeo a seguir:

você pode gostar também