Aprenda a guardar o presunto do JEITO CERTO para não estragar

O presunto é um alimento delicioso, usado em inúmeras receitas e lanches. Para aproveitar ao máximo o sabor e a textura do presunto, é fundamental armazená-lo corretamente na geladeira.

Muitas vezes, o segredo para prolongar a vida útil dos alimentos está em escolher o recipiente de armazenamento adequado.

Aprenda como se deve guardar o presunto da forma correta para não estragar. | Imagem: Pixabay
Aprenda como se deve guardar o presunto da forma correta para não estragar. | Imagem: Pixabay

Por que armazenar o presunto adequadamente é importante?

O presunto é uma carne processada, e suscetível ao crescimento de bactérias e deterioração quando exposto a condições inadequadas de armazenamento.

Manter o presunto fresco e seguro para consumo é fundamental para garantir sua qualidade e sabor, além de evitar desperdícios.

Escolhendo o recipiente adequado

O primeiro passo para armazenar o presunto adequadamente é escolher o recipiente certo, sendo eles de vidro ou plástico com tampas herméticas são a opção ideal.

Esses recipientes selam o presunto, impedindo a entrada de ar e a saída de umidade, o que ajuda a manter sua frescura e sabor.

Passos para o armazenamento correto

Embrulhe o presunto

Antes de colocar o presunto no recipiente de armazenamento, certifique-se de embrulhá-lo adequadamente. Use papel-alumínio ou filme plástico de cozinha para envolver todo o alimento.

Coloque em um recipiente hermético

Depois de envolver o presunto, coloque-o no recipiente de vidro ou plástico com tampa hermética. Certifique-se de que a tampa esteja bem fechada para criar uma vedação hermética eficaz.

Armazene na parte mais fria da geladeira

Para garantir o sabor e as propriedades ideais de consumo do presunto, coloque o recipiente na parte mais fria da geladeira, geralmente na prateleira superior ou na gaveta de legumes.

Evite congelar o presunto

Congelar o presunto não é a melhor opção, a menos que você planeje usá-lo em um prazo mais longo.

Dicas bônus

  • Consuma dentro do prazo: O presunto, mesmo quando armazenado corretamente, tem uma vida útil limitada. Verifique sempre a data de validade no rótulo e consuma-o dentro desse período para garantir a melhor qualidade.
  • Evite deixar a embalagem aberta: Ao abrir o recipiente de armazenamento, evite deixar a embalagem aberta por muito tempo. Quanto menos ar entrar em contato com o presunto, melhor ele será preservado.
  • Mantenha a geladeira limpa: Periodicamente, limpe sua geladeira para evitar odores indesejados que podem afetar o sabor do presunto.

Saiba mais: Quem sabe como é feito, NÃO COME! 10 alimentos “nojentos”

você pode gostar também