Aprenda a saber se a ligação do INSS é falsa ou verdadeira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão que atende milhares de pessoas, e devido a isso, como sua fila é enorme golpistas se passam por atendentes e aplicam golpes nas pessoas, já que é um público mais idoso e que não tem tanto conhecimento. 

Tem pessoas que estão na fila de espera de uma perícia médica há mais de 45 dias para esperar a concessão do benefício seja ele por incapacidade temporária ou por auxílio-doença, e esse público relatou que está recebendo ligações da instituição para confirmar esse agendamento. 

Nesta ligação, o funcionário do INSS diz que para o beneficiário que ele pode enviar um atestado médico com anexo do documento por meio do aplicativo ou do site ao invés de ir à perícia presencial. Vale destacar que essa ação é realmente verdadeira pelo INSS, no entanto os golpistas estão se aproveitando disso, confira abaixo. 

Aprenda a saber se a ligação do INSS é falsa ou verdadeira
confira quando é realmente o INSS que está ligando. Imagem: Jeane de Oliveira / Projetodemae.com.br

Como saber se é uma ligação verdadeira do INSS ou um golpe? 

Não é segredo para ninguém que golpistas se passam por funcionários do INSS, já que é um órgão grande, e eles estão se aperfeiçoando cada vez para conseguir ter vítimas. Veja nas informações abaixo caso receba uma ligação do INSS para perícia médica saber o que fazer e analisar se é verdadeira ou se é golpe. 

  • A ligação para a marcação da perícia é realizada de um telefone fixo. Além disso, a ligação é feita com o DDD de São Paulo e o número que irá aparecer é (11) 2135-0135. Lembrando que esse número não recebe chamadas telefônicas e não tem contato por WhatsApp. 
  • O INSS não pede informações como: fotos, números de documentos, dados bancários, senhas, solicitação de depósito bancário. Nunca informe esses dados ou envie qualquer tipo de documento seja por e-mail, correio ou whatsapp.  
  • Ao receber alguma ligação informando ser do INSS e solicitar os dados acima, desligue imediatamente. Provavelmente é golpe.   

Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas sobre a marcação da perícia, é indicado ligar para a central de atendimento através do número 135 ou entrar no site ou aplicativo meu INSS. 

Veja também: 13º ANTECIPADO no INSS: novo golpe já fez várias vítimas

Como funciona o golpe da marcação de perícia?  

Esse golpe acontece quando os criminosos se apresentam como se fosse funcionário e atendente do órgão e dizem que para fazer o agendamento para a perícia médica precisa de alguns dados pessoais e pedem para a vítima confirmar. 

Eles normalmente são bem simpáticos e com boa comunicação, não saem diretamente pedindo essas informações, eles conversam com a vítima pelo telefone até pegar confiança. Feito isso, eles solicitam as informações: 

  • Dados bancários com senhas 
  • Pagamentos por pix ou boleto 

Além disso, os golpistas também informam que os dados precisam ser enviados por e-mail ou WhatsApp e solicitam a foto da pessoa, dos documentos e os cartões do banco. 

Veja também: Mutirão do INSS realiza avaliação para reabilitar trabalhadores

você pode gostar também