Artesanato para fazer em casa e ganhar renda extra; confira

Para algumas pessoas, os trabalhos manuais funcionam como uma terapia, porque ajudam a relaxar e sair da rotina estressante do dia a dia. Para outras, são atividades de socialização, que visam a mudança de comportamento e o empoderamento de grupos sociais ou ao resgate de tradições que foram perdidas ou deixadas de lado. Há aquelas pessoas que descobrem no artesanato um caminho profissional, com mais flexibilidade de horário, e que pode gerar renda e satisfação.

Para começar não é preciso um grande investimento, já que as matérias-primas costumam ser acessíveis. Também não são requeridas habilidades especiais: com treino, dedicação e paciência, é possível desenvolver produtos úteis,
criativos, lindos e com muita qualidade   

Artesanato para fazer em casa e ganhar como uma renda extra. Quais são as principais ideias? Como prosseguir? | Imagem: Artesanato Bahia
Artesanato para fazer em casa e ganhar como uma renda extra. Quais são as principais ideias? Como prosseguir? | Imagem: Artesanato Bahia

Como seguir com o artesanato?

Ideias e exemplos de atividades que podem ser feitas em casa não faltam, assim como influenciadores dispostos a compartilhar seus conhecimentos nas redes sociais. Eventos, cursos e feiras de negócios também ajudam muito quem está começando a decidir o melhor a fazer.

Ideias para seguir com artesanato

Moda e decoração: existem técnicas que nunca saem de moda, e esse é o caso dos trabalhos com fios, como o macramê, os bordados, tricô, crochê e amigurumis (os bichinhos tecidos em tricô ou crochê). Para decorar a casa, o auge últimos anos tem sido o macramê, usado principalmente para enfeitar as paredes ou em suporte para vasos.

Bem-estar e equilíbrio: os incensos foram uma das primeiras formas de aromatização que a humanidade criou, pouco tempo depois da descoberta do fogo. Foi a partir da percepção de que certos tipos de madeira, ao serem queimados, exalavam cheiros diferentes, que teve início essa tradição. Com o passar do tempo, cada cultura adaptou o produto às suas crenças, e hoje é possível fazer incensos em casa, com produtos de baixo custo, e essências variadas, de acordo com o gosto de cada um. Para fazer incenso de varetas, os ingredientes básicos são: carvão mineral moído, carvão vegetal moído, pó de madeira (serragem), pó de resina, goma-arábica ou outro tipo de goma, sal marinho, salitre moído, essência e as
varetas, mas a lista pode mudar, segundo a técnica utilizada.

Confeitaria dos sonhos: quem já trabalha com culinária sabe que vale a pena, principalmente se a produção for para festas e eventos. Por isso, talvez seja a hora de pensar em diversificar a oferta e investir em itens mais sofisticados, como os bolos decorados.

Acessórios para pet: o segmento de produtos para os “filhos de quatro patas” é um dos mais rentáveis, e não para de crescer. Segundo o Instituto Pet Brasil, em 2021, o país tinha cerca de 150 milhões de animais de estimação, o que levou o setor a faturar R$ 51,7 bilhões, 27% a mais que no ano anterior.
Por isso, vale a pena considerar desenvolver produtos para os bichinhos.

Beleza, higiene e cuidados pessoais: sabonetes artesanais também são produtos que não são difíceis de fazer, podem gerar lucros de 100% a 150% e costumam agradar à clientela. Outra dica é investir em produtos em barra para os cabelos, como xampus e condicionadores.

Decoração para os pequenos: para festas, datas comemorativas, decoração de quarto ou para a porta da
maternidade, os enfeites feitos à mão são uma opção que sempre agrada e, por isso
mesmo, um ótimo negócio.

Saiba mais: Venda de artesanato pela Shopee pode ser BOA IDEIA; saiba como

você pode gostar também