Engravidou de GÊMEOS? Veja os riscos e os cuidados

Uma gestação gemelar, ou também conhecida como, de gêmeos, pode apresentar riscos à mãe e aos bebês. O risco maior de uma gravidez de gêmeos é o parto prematuro. De acordo com estudos feitos por especialistas, em metade das gestações gemelares, o parto acontece antes da 37ª semana. As chances aumentam quando há mais de dois bebês.

A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, que é o aumento na pressão arterial da mulher, e diabetes gestacional. Além disso pode ocorrer aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta.

“A gestação gemelar é considerada de alto risco. Portanto, requer mais atenção tanto em relação à mãe, quanto aos bebês que se desenvolvem no útero. Como a gravidez de múltiplos sobrecarrega o organismo, existem mais chances de ocorrerem alguns problemas para a saúde da gestante e dos fetos”, explicam os médicos.

cólicas no inicio da gravidez

Cuidados durante uma gestação gemelar

 A mulher que descobre uma gestação gemelar precisa tomar mais cuidado que uma gestação única. Seguir fielmente o cronograma do seu pré-natal, caso haja sangramentos, aumento de pressão e outros indicativos de mal-estar, procurar imediatamente seu médico.

Se a gravidez não tiver intercorrências, praticar exercícios físicos moderados é muito bem vindo. É importante fazer exercícios durante pelo menos 30 minutos, todos os dias. É permitido para gestantes praticar: caminhadas, hidroginástica, yoga, pilates, porém é importante ter a liberação do seu médico.

Mas, quando necessário, ficar em repouso. No final da gravidez, o repouso se torna ainda mais importante para evitar parto prematuro, o que é muito comum em casos de gestação gemelar.

Vale ressaltar que ter uma alimentação balanceada, que garanta o fornecimento de nutrientes aos fetos. A grávida de gêmeos precisa consumir mais calorias por dia do que uma gestante de apenas um bebê. 

A combinação de alimentação balanceada e exercícios ajudam a prevenir diabetes gestacional, mais frequente em gestação gemelar. As consultas de pré-natal devem ser mais frequentes e os exames de ultrassom também. Se houver qualquer alteração, exames adicionais podem ser necessários para avaliar o bem estar dos bebês.

Gravidez de gêmeos: sintomas  

Os indícios da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono, dor pélvica. Os sinais e sua intensidade variam de gestante para gestante. 

 Como é o pré-natal da gravidez gemelar?  

Médicos explicam que “a gestação de gêmeos é uma condição que requer atenção e cuidados redobrados. Sabe-se, por exemplo, que o risco de os bebês nascerem prematuros é maior. Por isso, o pré-natal, que já é fundamental na gestação de um só bebê, tem uma importância ainda maior. São necessários consultas e exames mais frequentes para acompanhar a saúde da mãe e dos bebês”.  

Durante esse período, a gestante terá orientação sobre alimentação adequada, prevenção e cuidados com a saúde em geral, a forma correta de praticar exercícios físicos e todos os aspectos práticos de uma rotina de gestante. Serão realizados, também, ultrassonografias em intervalos menores (preferencialmente por médicos especialistas), bem como outros exames com o intuito de avaliar o crescimento e desenvolvimento dos fetos. 

Saiba mais: Criada como irmã dos FILHOS GÊMEOS, mulher tem maternidade reconhecida 55 anos depois

você pode gostar também