Ganho de peso SEM EXPLICAÇÃO: 6 doenças podem causar

A obesidade é um assunto sério em nosso mundo e por isso a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta preocupante pois a obesidade se tornou um dos mais graves em nossos dias. Teve um grande aumento nos adultos com o excesso de peso e conforme as projeções, até o ano de 2025 cerca de 2,3 bilhões de pessoas vão estar enfrentando esse problema. 

Leia o texto abaixo e conheça 6 doenças crônicas que estão associadas ao ganho de peso e a obesidade, é extremamente importante compreender a causa. 

Ganho de peso SEM EXPLICAÇÃO 6 doenças podem causar
conheça 6 doenças que dão ganho de peso. Imagem: Freepik

6 doenças que causam o ganho de peso 

1. Hipotireoidismo 

O primeiro deles é o hipotireodismo, que é uma condição em que a glândula tireoide não consegue produzir hormônios tireoidianos suficientes para atender por fim todas as necessidades do corpo. É necessário informar que a tireoide tem um papel importante na regulação do metabolismo e também do equilíbrio energético do nosso corpo e quando ela funciona deficiente o metabolismo fica lento e isso gera o ganho de peso. 

2. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) 

Essa síndrome dos ovários policísticos é algo que afeta o sistema reprodutivo feminino e também está associada ao desequilíbrio hormonal, as mulheres com SOP tem os níveis mais elevados de hormônios masculinos como a testosterona e os níveis mais baixos dos femininos como estrogênio e progesterona. 

A SOP leva o ganho de peso porque inclui a resistência à insulina e isso aumenta os níveis de açúcar no sangue e maior armazenamento de gordura. 

3. Doenças Adrenais 

Essas doenças afetam diretamente as glândulas suprarrenais que são as que produzem hormônios como o cortisol, essas glândulas desempenham um papel muito importante na regulação do nosso metabolismo e também do sistema imunológico e da resposta ao estresse. 

A síndrome de Cushing é um exemplo de uma condição relacionada às doenças adrenais que pode causar obesidade. 

4. Insônia 

A insônia é uma doença que muitos conhecem e que muitos tem, é um distúrbio do sono que afeta a qualidade e também a quantidade de sono que nós recebemos. Além dos efeitos negativos na saúde mental e do bem-estar, a insônia pode influenciar no peso corporal, os estudos relatam que a falta de sono adequado pode afetar o metabolismo e também os hormônios que regulam o apetite. 

5. Depressão 

A depressão é uma condição de saúde mental grave que está afetando milhões de pessoas em todo o mundo, não somente no Brasil. Além dos sintomas emocionais e psicológicos, a depressão tem um impacto físico significativo, incluindo o ganho de peso. 

As pessoas que têm depressão buscam à comida como uma forma de autocompaixão ou consolo e consequentemente leva ao consumo excessivo de calorias e ao ganho de peso não saudável. 

Veja também: Como perder peso em 30 dias: dicas e truques

6. Síndrome de Cushing 

A síndrome de Cushing é uma condição rara, que poucos conhecem, ela é resultante em altos níveis de cortisol no organismo. Tudo isso ocorre devido a uma produção excessiva de cortisol pelas glândulas suprarrenais ou também ao uso prolongado de corticosteroides. 

E uma das principais características da síndrome de Cushing é o ganho de peso, principalmente na região do abdômen, rosto e pescoço. 

Veja também: Jennifer Aniston revela o que faz aos 54 anos para manter o peso

você pode gostar também